“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cura de enfermo na piscina de Betesda (Jo 5, 1-15)

Arcebispo Chrisóstomo

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Amados irmãos.

No Evangelho que acabou de ser proclamado, tem uma frase que nós precisamos aprender a entender para não cair na armadilha que a nossa cultura possibilita.

Quando o nosso Senhor Jesus Cristo volta a encontrar o paralítico curado, Ele diz: “não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”. E o entendimento próprio de nossa cultura, fundado no pensamento racional, vai chegar a uma conclusão lógica: Se Ele diz que “não peques mais para que não te aconteça algo ainda pior” é lógico que o paralítico estava paralítico porque pecou. Engano! Isso é o que o moralismo diz. Isso é o que a mentalidade racionalista diz. Mas não é a realidade dos fatos.

Para entendermos isso, nós precisamos andar um pouco para trás e vermos o diálogo anterior de Nosso Senhor Jesus Cristo com esse doente. Jesus encontra esse homem na beira da piscina, onde se proporciona curas, e pergunta: “Queres ficar curado?”. E isso já cria em nós um certo questionamento para nossa racionalidade: Mas que cristo mais duro e injusto é esse que curou apenas aquele? Por que Ele curou só um e não curou todo mundo? Que predileção é essa? Se nós seguirmos esse raciocínio, nós vamos cair em armadilhas. Se podia fazer com que todos os cegos saíssem dali enxergando, todos os aleijados andando e todos os surdos ouvindo, por que Ele escolheu aquele, e só aquele, para ser curado. É claro que aí tem coisa.

Prestemos atenção no diálogo. Cristo pergunta: “Queres ficar curado?”. Mas o homem não responde: “Sim. É tudo o que eu quero” assim como quem pensa: “Oba! me dei bem!”. Não. A resposta do homem foi a de uma pessoa resignada. É a resposta de alguém que diz: “Senhor, não tenho quem me jogue na piscina quando a água é agitada” (A água é agitada pelo Anjo do Senhor, quando isso acontece o primeiro que entrar é curado).

Aquele homem apenas relata os fatos para aquele que o interpela. E faz isso de forma humilde, falando de seus limites humanos e pessoais. Ele diz que não tem ninguém que o jogue na piscina e “ao chegar, outro já desceu antes de mim”. Que estado interior é o desse aleijado que está ha 38 anos esperando por uma cura, mas que está sempre sendo deixado de lado. A resposta desse homem não é a de um revoltado. Não é de um inconformado. Não é de alguém que está egoisticamente em busca da sua solução. É alguém que está ali sabendo que existe uma salvação e está a espera dela, em busca dela. Nesse meio tempo, refletiu sobre si próprio, sobre seus próprios limites e resignadamente concluiu em simplesmente esperar, mesmo não tendo ninguém por ele. Esse homem há 38 anos devia estar fazendo esse exercício de contemplação interior e de oração. Por isso ele, e não outro, foi interpelado e curado por Cristo (que acabou deixando o homem numa situação difícil quando mandou-o carregar a própria cama em pleno sábado, quando todo trabalho é interditado para os judeus).

Um mendigo, quando vê alguém mais aprumado, naturalmente trata por Senhor. Aquele homem chamara Cristo de Senhor, mas ele não tinha a menor ideia de quem se tratava. Ele não tinha ideia de que estava falando com o Senhor do universo, o Filho de Deus vivo. E a prova disso é que, quando os judeus o interpelaram por estar carregando a cama num sábado, ele respondeu “Aquele que me curou disse: ‘Toma o teu leito e anda’”. Mas ele não soube dizer quem o havia curado. Ele não conhecia o Cristo, exatamente como nós que também não conhecemos. E aí tem mais uma armadilha mais séria que a da interpretação da frase.

Depois disso o que o homem faz? Vai para o templo (olha o estado interior dele). Lá ele encontra novamente com Cristo. E então questiona: Quem és Tu? Esse diálogo não aparece explícito no Evangelho, mas nós sabemos que ocorreu porque depois o Evangelho esclarece: “O homem saiu e informou aos judeus que fora Jesus quem o havia curado”.

Então houve esse diálogo dentro do templo e é nesse contexto que vem a tal frase: “Eis que estás curado; não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior!”. O que pode haver de pior do que viver 38 anos na borda de uma piscina buscando uma cura sem conseguir? Algo pode ser pior do que isso? Sim, pode ser pior se algo acontecer com nossa alma, pois é nela que está a essência do nosso ser. É a nossa alma, o nosso ser interior, que não pode ficar aleijado, nem ficar perdido. E Cristo quando curou o corpo é obvio que já tinha perdoado os pecados. É claro que a alma daquele homem já havia sido reintegrada. Era uma alma em plenitude. Só faltava a ressurreição da carne, só faltava a cura do corpo e o Salvador veio e o curou. É nesse momento que Cristo diz: “não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior”, que é exatamente perder a alma e a Vida do mundo que há de vir.

Porque para nós é tão difícil corresponder a esse “não peques mais”. Nós não estamos mais na borda da piscina, nós já mergulhamos na piscina. Nós fomos salvos, nós fomos recuperados, nós fomos curados. E mais do que lavados de nossas faltas pessoais, nós fomos ungidos (...) com o óleo e o selo do Espírito Santo. Então esse aviso fica para nós: “não volte a pecar”. Por que é tão difícil? Será que é porque nós não ficamos 38 anos aleijados com tempo para meditar sobre nós próprios para assim adquirirmos a humildade necessária? Será que ainda estamos pensando na vida a partir do nosso próprio umbigo, a partir do nosso próprio ego, e não conseguimos perceber o que se passa? Será que ainda não encontramos o lugar da cura ou ainda não acreditamos na cura? Será que ainda não buscamos a cura como aquele homem?

Primeiro, para que se tenha o espírito que aquele homem tinha, é preciso se considerar aleijado. Segundo, é preciso buscar a cura do “aleijão”. Depois, tem que encontrar o lugar da cura, se reconhecer aleijado e ficar em busca dessa cura para que ela venha. Pois esse tipo de cura não pode ser realizada por nós mesmos. Então temos que desistir dessa mania idólotra que temos de tentar resolver todos os nossos problemas por nossa própria conta. É necessária a vivência na fé. É necessário o apelo à fé. É necessária a confiança de que Cristo vem nos curar e nos salvar. Mas, para isso, precisamos buscar essa cura, querer essa cura e acreditar nessa cura. Isso é a vivência e o exercício na fé. Depois, é preciso guardar em nossa memória. E, quando digo memória, não estou falando de lembrança, porque lembrança é uma coisa e memória é outra. Memória significa ter sempre presente no entendimento o banho de cura que recebemos e viver coerentemente com o que aconteceu. Por isso que Cristo diz “vá e não voltes a pecar”.

É isso que está nessa frase. Quando nós detectamos que fizemos uma coisa errada, porque mentimos ou invejamos, o pecado já estava lá atrás, antes do sentimento, do pensamento ou do fato ter acontecido. A ‘coisa errada’ só acontece porque antes desviamos o olhar do Cristo, meu Criador e Salvador. Em vez de estarmos centrados na essência, na busca daquilo que sou enquanto homem... Não. Eu me distraio com as coisas mundanas, aceitei a máscara/personalidade que o mundo me impõe através de sua cultura e estou agindo conforme essa lógica. Nessa distração, personificação e aculturação já me separei de Deus. Estou agindo igualzinho a Adão no paraíso. O pecado já aconteceu mesmo antes da sua materialização. E quando nós conseguimos ter essa consciência e reverter essa atitude interior, o que foi feito não conta, já foi. É só um aleijão que nós vamos ficar esperando a hora de curá-lo. Mas antes é preciso que haja essa conversão, essa mudança da atitude interior. Em outras partes da sagrada Escritura, está dito: “onde está o teu olhar está o teu tesouro” e “os olhos são a candeia da alma”.

O quê que nós buscamos? Para o quê estamos olhando? O quê que nós queremos? Esse exercício de interiorização, que a Quaresma nos deu uma oportunidade impar, pelo jejum e pela oração, de olharmos para dentro de nós mesmos e sabermos quem nós somos, o que queremos e como conseguir o que queremos. É uma oportunidade ímpar que continua existindo dentro da Igreja e nós podemos e devemos continuar a investir nela. Se não, não adianta ser cristão de casca, ser cristão de verniz, ser cristão apenas de presença. O apóstolo Thiago disse: “A fé sem obras é morta”. Nós temos que agir e agir sobre nós próprios. É isso que significa “não peques mais, para que não te suceda coisa pior”. Se nós entendermos essas coisas por essa lógica, então nós entenderemos a justiça divina. Porque os outros continuaram lá tentando se lavar na água. Os outros cegos continuaram cegos, os aleijados continuaram aleijados, etc. Cristo não tem nada a haver com isso. Porque não é povo de Deus, não é gente de seu rebanho. Não são criaturas que buscam ser Seu discípulo. Não são ovelhas que se possam resgatar. Porque não são ovelhas. São lobos travestidos de ovelha.

Diante dessa frase do evangelho, nós devemos nos perguntar qual é a nossa dificuldade. Nós nos batizamos, depois reconhecemos o pecado, buscamos o confessor. E, daqui a pouco, estamos, de novo fazendo a mesma coisa. (Pelo menos vamos ser mais criativos, vamos inventar um pecado novo ao invés de estarmos sempre voltando para os mesmos e velhos).

É preciso se lembrar dessa frase: “para que não suceda algo ainda pior” e sim o melhor. Para que possamos além de curar os nossos aleijões sociais, os nossos aleijões psíquicos, os nossos aleijões espirituais, antes que se tornem aleijões na alma.

Para que com ela ressuscitemos na vida eterna junto com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo. Amém.