“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Grande Festa da Ascenção de Nosso Senhor Jesus Cristo - 13 maio/30 abril


Essa festa já se encontrava instituída e era celebrada em Jerusalém no século IV. Tem por objetivo o triunfo do Salvador que, corporalmente, adentra aos céus para, Ele próprio, assentar nossa humanidade sobre o Trono Divino.

É portanto, para nós também, um dia triunfal: por nossa união com o Cristo, na unidade de Seu Corpo místico, fazemos igualmente nossa entrada no céu, pelo menos em direito, esperando que o Senhor venha novamente para julgar o universo e chame seus eleitos, para introduzi-los em Seu Reino.
Tropário, t.4
Tu foste elevado em glória, ó Cristo nosso Deus, enchendo de alegria Teus Discípulos com a promessa do Espírito Santo e confirmando-os pela bênção, pois Tu és o Filho de Deus, o Salvador do mundo.
Kondákion, t.6
Tendo realizado em nosso favor Tua obra de salvação, após haver unido os céus e a terra e os homens a Deus, Tu Te elevaste em glória para o céu, ó Cristo nosso Deus, sem nos abandonar mas permanecendo entre nós, garantindo para aqueles que Te amam: “Eu estou sempre convosco e ninguém poderá nada contra vós”.