“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

domingo, 30 de novembro de 2008

S. Pont. e Conf., Gregório, o Taumaturgo, Arcebispo de Neocesaréia (+ 270) - 17/30 nov

Esse homem de Deus e poderoso taumaturgo foi chamado de segundo Moisés. Gregório nasceu de pais pagãos, mas ricos e eminentes. Estudou as filosofias helênica e egípcia e se fez consciente da pobreza e insuficiência da filosofia pagã. Voltou-se então para os professores cristãos, em especial a Orígenes de Alexandria, com quem estudou por vários anos e de quem recebeu o batismo. Tendo a alma e o corpo puros, desejou se consagrar completamente ao Cristo Deus, razão pela qual foi viver no deserto, onde passou muitos anos em rigoroso ascetismo. Sua fama se espalhou por toda a parte. O Bispo Fedimo de Amaséia quis consagrá-lo bispo de Neocesaréia. O clarividente Gregório percebeu a intenção de Fedimo e se escondeu dos emissários do bispo no deserto. Finalmente, Fedimo o consagrou de uma maneira estranha, e Gregório teve que aceitar o cargo de bispo. A Santíssima Deípara e São João o Teólogo apareceram para ele numa visão e São João, por ordem da Deípara, deu-lhe o Símbolo de Fé que é conhecido pelo nome de Gregório. Quem pode enumerar todos os milagres desse segundo Moisés? Ele tinha poder sobre os espíritos malignos, sobre montanhas e águas, curava toda dor e enfermidade, podia se tornar invisível a seus perseguidores e com clarividência percebia eventos distantes e pensamentos dos homens. Terminou sua vida terrena no ano de 270, em idade muito avançada. Quando chegou a Neocesaréia como bispo, encontrou apenas dezessete cristãos naquela cidade pagã. Quando partiu desta vida, deixou a cidade cristã, com apenas dezessete pagãos, e recebeu os louros da glória de seu Senhor no Reino celestial.

Hino de Louvor
São Gregório, santo e glorioso,
Uma luz brilhante da Igreja e um herói Ortodoxo,
Elevou-se a Deus por um caminho estreito:
Através de sofrimento e lágrimas, alcançou a santidade.
Salvou a si próprio e ajudou a muitos.
Com sua vida exemplar, palavras e milagres,
Ajudou os incrédulos a acreditar,
E os crédulos a serem puros e verdadeiros com a Fé.
Os céus estavam abertos para ele,
E ele penetrava claramente os segredos dos homens.
Recebeu os ensinamentos místicos do céu;
E no centro deste ensinamento, ele ensinou a Santa Trindade -
A Divina Trindade, una em Essência,
E Cristo, alimento e bebida vivificantes.
Assim como as simples gotas de orvalho estão cheias da luz do sol,
Corações puros são a morada dos céus.
Com a ajuda de Deus, São Gregório
Venceu a escuridão da idolatria,
E batizou milhares de pagãos;
Então, partiu em paz, para permanecer com seu Rei!
São Gregório, implora a Deus
Que a Igreja Ortodoxa vença os seus adversários!

Reflexão
Que os seguintes exemplos da vida de São Gregório mostrem como Deus guarda e salva os justos dos ataques. Enquanto ele ainda estava na escola de filosofia em Alexandria, São Gregório guardou sua pureza de corpo e alma, como a preservou até o fim de sua vida. Nisso, ele era uma exceção entre os jovens libertinos daquele tempo. Isso causava inveja e raiva entre seus companheiros. Com a intenção de humilhar Gregório, eles encontraram uma prostituta para ajudá-los a por em prática um plano maligno. Certa vez, quando Gregório estava na praça com professores e filósofos eminentes, a tola mulher se aproximou dele e em voz alta exigiu que Gregório lhe pagasse aquilo que lhe devia por ter tido relações impuras com ela. Algumas das pessoas presentes ficaram escandalizadas, enquanto outras ficaram furiosas com a mulher sem-vergonha e começaram a perseguí-la; mas ela gritava ainda mais alto, exigindo dinheiro. O inocente Gregório enrubesceu, como qualquer homem descente teria perante tamanha caluniadora, mas não mostrou ódio nem fúria, e pediu a um amigo que desse a ela a quantia pedia para que ela partisse. O amigo atendeu a Gregório e deu a ela o dinheiro que ela queria. Mas, naquele momento, Deus permitiu que um espírito maligno entrasse na mulher e ela caiu no chão e começou a se contorcer e ter convulsões, ranger os dentes e sua boca começou a espumar. Ao ver isto, todos ficaram atemorizados. Só que São Gregório, inocente como um cordeiro, orou a Deus por ela e, a mulher foi curada e se levantou. Assim, ao invés de humilhação, Gregório adquiriu uma glória ainda maior.

Um outro exemplo: Quando aconteceu uma dura perseguição de cristãos, São Gregório aconselhou os cristãos a se esconder e, ele e seu diácono se esconderam numa colina. Mas os soldados imperiais os viram e foram atrás deles. Quando estavam quase chegando a eles, Gregório orou a Deus por ajuda, e Deus os tornou invisíveis para seus perseguidores. Os soldados os procuraram em vão e, finalmente partiram sem eles.