“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

domingo, 30 de novembro de 2008

"Sobre a revelação da sabedoria de Deus aos poderes celestes"

Para que agora, pela Igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida, dos principados e potestades nos céus (Ef 3:10).


Irmãos, os anjos são oniscientes? Não são, pois se fossem oniscientes, seriam deuses. Deus é uno, irmãos, e os anjos são os maravilhosos servos de Deus. O mistério da Encarnação não era conhecido pelos anjos antes de acontecer. E todos os outros mistérios relacionados com o mistério da Encarnação também eram desconhecidos aos anjos até que eles os viram revelados na Igreja. Assim a Igreja é uma nova revelação, mesmo para os santos anjos. A Igreja é uma nova revelação de sabedoria e poder de Deus e de Seu amor pelo homem. Por outro lado, também é uma nova revelação do amor dos homens por Deus, e da luta do homem. Até mesmo os próprios anjos não podiam prever quanto Deus se humilharia ou como os homens seriam elevados. Isso foi mostrado na Igreja, e através da Igreja foi proclamado para os anjos. O Apóstolo fala sobre isso com os efésios nas palavras citadas acima: os principados e potestades – em outras palavras, nem mesmo o chefe dos anjos sabia de tudo com antecedência. A multiforme sabedoria de Deus é aquela sabedoria que não foi revelada anteriormente, e era desconhecida aos anjos e agora, na Igreja, é mostrada de inúmeras maneiras, situações e circunstâncias.


Ó meus irmãos, as duas maiores obras de Deus que nos foram reveladas até agora são a criação do mundo e a criação da Igreja. Em ambas as obras, irmãos, o homem é o principal objeto do amor de Deus. Sejamos gratos em cada uma de nossas respirações ao Graciosíssimo Deus.


Ó Deus Gracioso, ó Deus Compassivo, a Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.