“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sábado, 29 de novembro de 2008

"Sobre a largura, comprimento, profundidade e altura"

Para que possais perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade. (Efésios 3:17-18).


Vede os frutos da fé e do amor! Vede os dons reais que Cristo o Rei concede quando habita no coração de um homem: o entendimento dos mistérios salvíficos e o entendimento de tudo aquilo que é importante na vida de um homem. Esse entendimento não é individual ou excepcional, e não é individual ou novo. Ele está de acordo com o entendimento dos santos – pois quem são os santos senão aqueles que são ricos em fé e amor? Eles receberam o entendimento dos mistérios de Deus por causa de sua fé e amor. Assim, testai vosso entendimento contra o entendimento deles, e se virdes diferença, saibais que sois vós que não estais certos. Se, entretanto, vosso entendimento estiver de acordo com o deles, alcançastes a medida da fé e do amor dos santos, e isso quer dizer que Cristo habita em vossos corações.


Se for assim, então compreendereis a largura do amor de Deus, com a qual Ele abraçou tanto judeus quanto pagãos no plano da salvação, e o comprimento da providência de Deus, com a qual, desde a eternidade, Ele preparou e desenvolveu o plano de salvação pela Lei, os Profetas e muitos milagres. Também compreendereis a profundidade da humildade de Cristo, com a qual, Ele desceu ao inferno pessoalmente para salvar as almas dos justos, e a altura da glória de Cristo a qual Ele recebeu enquanto homem após o término de Sua obra salvadora na terra. Largura, comprimento, profundidade e altura são como a Cruz de Cristo: abraçando a todos, explicando tudo, mostrando misericórdia para com todos e exaltando a todos.



Ó Senhor Jesus Cristo, nosso gracioso Senhor, tem misericórdia de nós e salva-nos.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.