“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Santo Pontífice e Doutor, Atanásio o Grande, Patriarca de Alexandria (+373) - 02/15 mai

A grande fileira dos santos padres e doutores da Igreja tem seu começo no tempo dos santos apóstolos. Geralmente, os santos padres da Igreja são escritores religiosos (na sua maioria na dignidade episcopal), que levavam uma vida santa. Os escritores religiosos não canonizados são chamados de doutores da Igreja.

Os padres e doutores da Igreja, nos seus livros, nos relegaram as tradições apostólicas e explicaram os verdadeiros ensinamentos e doutrinas da fé e religiosidade. Nos tempos difíceis de conflitos e lutas contra hereges e seus ensinamentos eles eram os defensores da Ortodoxia e a sua vida e atividade servem de um digno exemplo para todos.

Em particular, durante o século IV houve grandes padres e doutores, que defenderam a sua Igreja na época, em que a Igreja foi profundamente e por muito tempo abalada pela heresia de Ário (este herege renegava a natureza divina do Nosso Senhor Jesus Cristo).

O primeiro e grande defensor da Igreja contra os arianos era santo Atanásio Grande (293-373). Desde criança, este santo já demonstrou ter dons e talentos especiais e mais tarde a sua educação foi aperfeiçoada pelos arcebispos da Alexandria, Pedro e Alexandre. O santo Antônio Grande, cuja vida o santo Atanásio descreveu, exerceu uma grande influencia sobre ele. Após ter se aprofundado nos estudos das Escrituras Sagradas e obras dos santos padres e doutores da Igreja, bem como a literatura clássica da antigüidade, santo Atanásio assumiu um cargo muito importante naquela época de arcediácono junto do arcebispo Alexandre e lhe ajudou muito na luta inicial com a heresia de Ário.

Sendo o colaborador mais próximo, a quem o arcebispo Alexandre mais confiava, Atanásio acompanhou-o no Primeiro Concílio e neste Concílio foi notado por todos os presentes: ninguém falava tão enfaticamente contra Ário e ninguém era tão eloqüente e expressivo, como ele. Em menos de um ano após o Concílio, o jovem arcediácono foi nomeado arcebispo da Alexandria. Apesar da sua pouca idade (ele tinha somente 28 anos), o arcebispo Atanásio dirigiu toda aquela vasta região com rigor e sagacidade, se aproximou dos outros bispos, ordenou Frumêncio bispo mandando-o para a Abissínia, visitou os numerosos mosteiros em Tebaida e outras regiões do Egito e também visitou o seu mestre de juventude, santo Antônio.

Santo Atanásio era enérgico e simpático, inflexível no que se referia a verdade, porém condescendente com aqueles que se equivocavam. Ele era muito discreto e ao mesmo tempo era muito perspicaz, tinha uma vasta cultura e tudo isto contribuiu para que ele se tornasse logo muito querido e ao mesmo tempo muito respeitado. Mas esta sua atividade durou somente 2 anos; após este tempo começou um período de muitas provações e calamidades. Os adeptos de Ário, encabeçados pelo bispo Eusébio, bastante conhecido na corte de Nicomédia, e que ainda na escola era colega de Atanásio, tentaram de todos os meios levar de volta na igreja o Ário, e até conseguiram dispor a favor dele a irmã do imperador, Constância, e através dela o próprio imperador Constantino. Ficou decidido chamar Ário — que aparentemente se arrependeu — de volta do exílio e o arcebispo de Alexandria foi obrigado a aceitá-lo novamente na Igreja. Atanásio, compreendendo perfeitamente a astúcia e o fingimento dos pseudo-doutores, se recusou a aceitar o herege, que rejeitava a divindade do Nosso Senhor Jesus Cristo.

A partir deste momento começam as perseguições do confessor de Cristo e são inventadas contra ele as mais incríveis calunias. Ele foi acusado de extorsão e de roubo dos rendimentos da igreja, de contatos com os inimigos do império, do assassínio de um bispo chamado Arsênio, e foi acusado até de ter decepado a mão do Arsênio para fazer bruxaria com ela e para maior credibilidade, os inimigos do santo mostravam aquela mesma mão, que foi — diziam eles — achada nos aposentos do santo. Mas, inesperadamente para todos eles, o próprio Arsênio apareceu em pessoa e foi levado até a reunião dos caluniadores, mostrando-lhes ambas as mãos completamente sãs. Isto levou os inimigos do santo à uma ira irrefreável: eles avançaram contra ele e quase o estrangularam. Isto aconteceu ainda durante a vida do imperador Constantino, protetor da Igreja. Os sucessores dele, Constâncio-ariano e Juliano-apóstata, perseguiram abertamente o santo Atanásio, mas não conseguiram vencer a sua firmeza.

Houve uma época, em que os colaboradores mais fervorosos do santo Atanásio — Oseias, bispo de Córdoba, Libério, papa de Roma, que lutavam contra os arianos, e que como ele não conseguiram vencê-los, foram destituídos de suas cátedras, aprisionados, e em conseqüência disto fraquejaram e aceitaram compromissos com os arianos, mas o santo Atanásio permaneceu solitário e firme, liderando a luta dos ortodoxos contra os arianos. Durante os quase cinqüenta anos de seu exercício de arcebispado, santo Atanásio foi cinco vezes expulso da Alexandria, passou quase vinte anos nas prisões e no exílio e até os últimos dias de sua vida lutou contra os hereges tentando restabelecer a paz e a unanimidade na Igreja.

Durante a sua vida tão agitada e sacrificada, santo Atanásio escreveu muitas obras em defesa da Ortodoxia e ensinamentos para os fieis. As suas obras, traduzidas para o russo, foram editadas em quatro volumes. Até hoje, os pensamentos e as demonstrações e provas do santo Atanásio têm um grande significado para todos nos, a sua linguagem é muito rica. Este grande homem morreu aos 75 anos.

Tropário, t.3
Como pilar da Ortodoxia, sustentaste a Igreja com os teus divinos ensinamentos, ó Pontífice Atanásio, tu proclamaste o Filho consubstancial ao Pai, contra a doutrina de Ario; Pai Santo, roga a Cristo nosso Deus para nos conceder a graça da Salvação.