“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Santa Megalomártir, Irene, Princesa da Tessalônica (+séc.II) - 05/18 mai

Santa Irene, que era de origem, eslava, viveu na segunda metade do século I e era filha de Licínio, prefeito da cidade de Maggedona na Macedônia. Ainda muito jovem Irene compreendeu a inconsistência do paganismo e aceitou a fé cristã. Conforme a tradição, apóstolo Timóteo, discípulo do apóstolo Paulo, batizou-a. Santa Irene decidiu dedicar a sua vida a Deus e recusou o casamento.

Aprofundando-se cada vez mais nos ensinamentos de cristianismo, santa Irene começou a persuadir também os seus pais a se tornarem cristãos. O pai dela, que no começo ainda ouvia as palavras dela com uma certa benevolência, mais tarde ficou com raiva dela e quando ela se recusou a venerar os ídolos pagãos, enfurecido jogou ela debaixo dos cavalos selvagens. Porém os cavalos nem tocaram na santa, mas se jogaram contra o Licínio e o mataram. Quando, após uma oração fervorosa da santa Irene o pai dela ressuscitou, ele e toda a sua família e junto com eles ainda 3.000 pessoas se converteram.

Após disto, santa Irene começou pregar abertamente o cristianismo entre os habitantes da Macedônia, pelo que muitas vezes foi humilhada e sofria muito. O prefeito de Sedêcia muitas vezes mandava jogar santa Irene num buraco fundo cheio de serpentes, várias vezes tentavam serrá-la, ou amarravam à roda do moinho. Mas todos estes sofrimentos da santa eram acompanhados de milagres, o que atraía muitas pessoas e muitos se convertiam. Assim: as serpentes nem tocavam no corpo da santa, as serras não lhe causavam nenhum ferimento e a roda do moinho não girava. O próprio torturador Vavodon se converteu e foi batizado. No total, Irene converteu mais de dez mil pagãos.

Quando o Senhor anunciou a ela o dia de sua morte, Irene se retirou para uma gruta perto da cidade de Éfeso e pediu aos outros de fechar a entrada da gruta com um monte de pedras. Após quatro dias, os seus conhecidos voltaram à gruta e abrindo-a e entrando nela não encontraram o corpo da santa Irene. Todos compreenderam, que Deus a levou ao céu.

Santa Irene era muito venerada no Bizâncio antigo. Lá foram construídas várias igrejas suntuosas, das quais ela era a santa padroeira.