“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MENSAGEM DE NATAL DO SANTO SÍNODO DE BISPOS DA IGREJA ORTODOXA AUTOCÉFALA DA POLÔNIA

Para o venerável clero, reverendos monges e todos os cristãos ortodoxos que amam a Deus.

“E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado no espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória”. (I Tm 3, 16)

Estas palavras ditas pelo Apóstolo Paulo, anualmente no período da Festa do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo nos lembram o grande mistério – o Mistério da Encarnação do Filho de Deus, que salvou do pecado e da morte o gênero humano. Com este objetivo Jesus aceitou o corpo e sangue humanos (Hb 2, 14) e denominou-nos seus irmãos (Hb 2, 11). Pela sua vinda à terra, não apenas aproximou-se do homem, mas também tornou-se nosso Salvador. A encarnação de Deus é um grande mistério que revela ao homem o Reino de Deus. Este Reino está entre nós e em nós (Lc 17, 20).

São Gregório, o Teólogo em sua homilia para o Natal diz: “.... agora nasceu Cristo e no mundo resplandeceu a luz espiritual. Deus desceu à terra para que os seres humanos se elevem até Ele ....Este que é o clarão da glória do Pai, Imagem de Sua Hipóstase e imagem de misericórdia, com vistas à nossa salvação aniquilou-se a si mesmo, encarnou e nasceu de uma Virgem”

Irmãos e Irmãs!
A realidade da Encarnação de Deus dependia da “aniquilação e auto-limitação” do Filho de Deus, que tomou para Si finalmente nossa pequenez – tomando a forma de servo (Fp 2, 7). O Salvador curou as feridas infligidas ao homem pela flechas do diabo (irmos da 6ª ode, 2º cânon) e removeu a mortalidade da peçonha da víbora, destruidora de tribos e nações. (1º tropário, ode 4, cânon 3). O Senhor se tornou fonte interna de transformação espiritual do homem e de libertação moral do pecado. Cristo realizou através de seu sacrifício, esforço salvífico, que se iniciou a partir de sua Encarnação.

Irmãos e Irmãs!
O Nascimento de Cristo, hoje celebrado, revelou o caminho da criação do novo homem. Aquele que reina sobre os Céus sendo Verbo imaterial, aceita o corpo humano de modo a atrair para Si o homem e fortalecê-lo qualitativamente através desta nova comunhão. Esta comunhão realiza-se pela concepção na Mãe de Deus do Verbo, que nasceu dela sem violação do selo da virgindade.

Grande é o dia de hoje e grande é nosso amor ao Senhor recém-nascido e, também, à nossa Santíssima Virgem Maria. Por isso, também, adequadamente, com profunda fé e em silêncio estaremos diante da manjedoura de Cristo e meditaremos sobre o irrepetível mistério do Seu Nascimento. Desta maneira nos aproximaremos de Cristo e estaremos com Cristo e em Cristo, e isto significa amar e cumprir seus mandamentos. Guardando Seus mandamentos favorecemos a ordem no mundo e a paz em nossos corações e, também, a paz em torno de nós. E isto é muito importante, estar em paz, porque o Senhor nesta vida passageira nos envia numerosas experiências e dores. A Igreja, nossa Mãe compartilha as dores e alegrias da comunidade inteira, assim como, os sofrimentos de cada homem. São eles provocados pela falta de ordem, pela pobreza, doenças, ódio e falta de paz, isto tudo existe muito no mundo de hoje. A Igreja, enriquecida pelas experiências históricas, proclama a eterna Verdade, é a Divina embarcação que navega pelas ondas da vida, pelas tempestades e experiências, sendo conduzida por Cristo para um porto seguro.

Irmãos e Irmãs!
Nossa Santa Igreja vivenciou muitos momentos tempestuosos em sua história. Nos anos 2007 e 2008 relembramos em orações os difíceis momentos de sua vida, a chamada “Ação Vístula”, quando há setenta anos atrás ocorreu a destruição de templos ortodoxos em nossa pátria. No ano de 2009 que se inicia completam-se os setenta anos da eclosão da 2ª Guerra Mundial, em conseqüência da qual a vida da nossa Igreja ficou totalmente destruída. Na Igreja restaram apenas um metropolita e um bispo. Mais tarde, em 1948 o metropolita Dionísio foi afastado da direção da Igreja pelas autoridades nacionais e condenado à prisão domiciliar em Sosnow.

Apesar de tudo isso, a Igreja Ortodoxa na Polônia, guiada pelo Espírito Santo, hoje vive e cumpre sua missão, convocando a todos a se tornarem membros do Reino de Deus, que está em nós e entre nós. Cumprem-se as palavras do cabeça da Santa Igreja, Jesus Cristo: “.....edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18). Hoje a nossa Igreja conta com um metropolita e vários bispos, um quadro de clérigos jovens, que receberam formação e educação em nossas escolas teológicas e alegra-se com a plenitude de sua vida eclesiástica.

Por todas estas alegrias e tristezas agradeçamos a Deus e tenhamos a esperança, que, também, no futuro Ele conduzirá a nau da nossa Igreja pelas ondas do agitado mundo contemporâneo.

Cordialmente cumprimentamos o venerável clero, monges, jovens, e crianças e todos os fiéis da nossa Igreja na grande Festa do Nascimento de Cristo e no Ano Novo de 2009.

Que o Filho de Deus Encarnado ilumine com a luz plena de Graça do Seu nascimento nossas almas e corações, que ilumine nossa razão e fortaleça nossa vontade em direção à realização do bem.

Que a alegria dos pastores de Belém e dos sábios do Oriente permaneça entre nós. Que o Ano Novo de 2009 seja um tempo abençoado por Deus para a nossa Santa Igreja, para a nossa pátria e para cada um de nós.

Que as Bênçãos do Cristo menino esteja com todos vocês.

CRISTO NASCEU, LOUVAI-O!

Humildemente:

+ Savas, Metropolita de Varsóvia e toda a Polônia,

+ Simeão, Arcebispo de Lodz e Poznan

+ Adão, Arcebispo de Przemysl e Novo Sacz

+ Jeremias, Arcebispo de Wroclaw e Szczecin

+ Abel, Arcebispo de Lublin e Chelm

+ Mirão, Bispo de Hajnówka

+ Tiago, Bispo de Bialystok e Gdansk

+ Gregório, Bispo de Bielsk Podlaski

+ Jorge, Bispo de Siemiatycze

+ Paísios, Bispo de Piotrkow

+ Chrisóstomo, Arcebispo do Rio de Janeiro, Olinda e Recife

+Ambrósio, Bispo do Recife
Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, 2008/2009.
Vársóvia