“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

terça-feira, 18 de novembro de 2008

"Sobre a elevação do homem por meio de Cristo ressuscitado"

Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas a Seus pés (Ef 1:21-22).

Eis as alturas às quais Deus exalta o ser do homem! Aqui, a natureza divina de Cristo não é o assunto, mas antes a Sua natureza humana. Isso não é sobre o Verbo eterno de Deus, mas antes sobre o homem Jesus, a quem Deus ressuscitou dos mortos e exaltou – não apenas acima deste mundo inteiro visível e mortal, mas também acima do invisível e imortal, muito acima de todas as ordens de anjos e de poderes celestes; muito acima de todas as maravilhosas hierarquias dos céus, conhecidas e desconhecidas; muito acima de todo ser criado, conhecido e desconhecido; e muito acima de todo o nome nos mundos material e espiritual. Meus irmãos: vedes como nosso Todo Glorioso Criador cumpriu a promessa que fez a Adão quando o baniu do paraíso, e que repetiu com mais clareza a Abraão, e que repetiu com ainda mais clareza pelos profetas e por David? Vedes como o Senhor Sabaoth começou a glorificar a raça humana através da glorificação do homem Jesus, o Filho de Deus, em quem a divindade de Deus se encarnou? Como o primeiro em glória, Deus glorificou a Ele primeiro, e depois, em ordem, todos aqueles que são contados com Ele, e que pela graça do Espírito Santo estão designados e escritos no Livro da Vida para a glória eterna. Não é sem motivo que a Igreja canta para a Mãe de Deus: "Mais venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins". Onde o Senhor Ressuscitado e exaltado, sua Santíssima Mãe é também exaltado como o são também Seus Santos Apóstolos, de acordo com Suas palavras a Seu Pai Celestial. Pai, aqueles que Me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo (Jo 17:24).

Tal é a ilimitada conseqüência da descida de Deus a terra. Tais são os inefáveis frutos de Seus padecimentos.

Ó Senhor Jesus Cristo nosso Salvador, igual apenas a Teu Pai e ao Espírito Santo; ajuda-nos a desenredarmo-nos da profundeza do pecado pútrido e da estultícia sensual antes do fim.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.