“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

“Sobre a beleza da filha do rei”

A filha do rei é toda gloriosa lá dentro (Salmo 45:13)
A Igreja de Deus é a filha do Rei. Apesar de pobre e simplória que possa parecer externamente ao olho físico, não importa quão perseguida e humilhada, Ela está revestida de resplendor real e de beleza internamente. O Rei, Que é mais belo do que os filhos dos homens (Salmos 45: 2), confere beleza à Sua filha real. A Igreja de Deus é como uma vestimenta do Cristo; Cristo nela vive. Nenhuma outra beleza pode-se comparar com a beleza interior, ou seja, a beleza de Cristo.
A Santíssima Deípara é a filha do Rei: Sua vestimenta é tecida de ouro (Salmo 45: 13). Essa vestimenta é a virtude de sua alma. O que entendemos "vestimenta" como virtude fica claro na parábola do casamento do filho do rei. O homem que não estava trajado nas roupas de casamento foi retirado da mesa do rei e punido (cf. Mateus 22: 11-13). A verdadeira fé em Deus foi a vestimenta dourada da Santíssima Virgem. Virgindade, meiguice, compaixão, santidade, piedade, devoção à vontade de Deus e tantas outras virtudes foram tecidas nessa vestimenta de ouro. Por outro lado, a beleza dela foi obra do Senhor Cristo, oculta dentro dela e nascida dela.
A alma de cada fiel cristão é como a filha do Rei. Toda a beleza dessa alma está em Cristo e é de Cristo, Que habita dentro da alma. Uma alma sem Cristo, o Sol de Retidão, encontra-se em trevas, sem forma nem beleza, como o universo seria sem forma nem beleza caso o sol material não existisse.
Grande e gracioso Senhor, nosso verdadeiro Deus e Provedor amante dos homens, ajuda-nos a trajarmo-nos nas vestimentas das virtudes, para que não estejamos nus em Teu Temível Julgamento.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.