“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Santo Apóstolo e Discípulo do Senhor, Tiago, Irmão do Senhor, 1º Arcebispo e Patriarca de Jerusalém (+ 62) - 23 out/05 nov

Tiago é chamado irmão do Senhor porque era filho do justo José, noivo da Santíssima Deípara. Quando o justo José estava perto da morte, dividiu seu patrimônio entre seus filhos e quis deixar uma porção ao Senhor Jesus, filho da Santíssima Virgem, mas todos os demais irmãos se opuseram, não considerando Jesus como seu irmão. Tiago, porém, amava muito Jesus e declarou que incluiria Jesus em sua quota. É por isso que ele é chamado de irmão do Senhor. Desde o princípio, Tiago era devotado ao Senhor Jesus. Segundo a Tradição, viajou ao Egito com a Santíssima Virgem e José, quando Herodes procurou assassinar o Rei recém-nascido. Tempos depois, assim que ouviu o ensinamento do Cristo, Tiago viveu de acordo com ele. Dele se diz que jamais comia gordura ou óleo, mas vivia apenas com pão e água; e foi virgem até o fim de sua vida na terra. Com freqüência, guardava vigília à noite e orava a Deus. O Senhor o contou entre os Seus Setenta Apóstolos. Após Sua Gloriosa Ressurreição, o Senhor apareceu especialmente a ele, como testifica o Apóstolo Paulo (I Coríntios 15:7). Foi Bispo de Jerusalém por trinta anos e governou com zelo a Igreja de Deus. Por instrução do Senhor, Tiago compilou a primeira Liturgia, que pareceu muito longa aos cristãos posteriores; São Basílio e São João Crisóstomo a abreviaram. Converteu muitos judeus e gregos à Fé Cristã, e até os judeus descrentes se admiravam de sua justiça, referindo-se a ele como "Tiago, o Justo." Quando Ananias se tornou Sumo Sacerdote, ele e outros anciãos judeus decidiram matar Tiago por ser um pregador do Cristo. Certa ocasião, durante a festa da Páscoa, quando muitos se reuníam em Jerusalém, os anciãos forçaram Tiago a subir ao teto do Templo e tentaram fazê-lo falar contra o Cristo. Ele escalou e falou ao povo sobre o Cristo como o Filho de Deus e o verdadeiro Messias, sobre Sua Ressurreição e Sua glória eterna nos céus. Os sacerdotes e anciãos, enfurecidos, empurraram-no do telhado; ele caiu e ficou gravemente ferido, mas sobreviveu. Então, um homem correu e bateu-o na cabeça com um porrete com tal força que seu cérebro se esparramou para fora. Assim, esse gloriosíssimo apóstolo do Cristo teve uma morte de mártir e partiu para viver eternamente no Reino de seu Senhor. Tiago contava com sessenta e seis anos de idade ao sofrer pelo Cristo.
Hino de Louvor
Santo Apóstolo Tiago, Irmão do Senhor
Tiago, Irmão do Senhor, um belíssimo justo,
Explicou o ensinamento do Cristo com sua vida,
E quando o torturaram, mansamente ajoelhou-se
E rogou a Deus por seus inimigos.
Num lugar dificílimo, num tempo dificílimo,
Suportou com paciência o fardo episcopal.
Governou a Igreja como um bom pastor
E glorificou o Senhor em palavras e ações.
Ensinou os homens a amar a Jesus
E ensinou os fiéis a orar a Deus.
"Homem soberbo, o que é a fé sozinha?
A fé sem obras é um cesto vazio.
Quem tem ouvidos, que ouça este ensinamento:
A fé sem obras é um corpo sem espírito.
Donde vem a guerra, a todos abominável?
Das paixões impuras de vossos corpos.
Sempre guerreiam os homem e nenhuma paz possuem,
Pois seus corações desejam o mal, então derramam sangue.
Quem retira um pecador do erro
Do Senhor receberá o dom da vida eterna em recompensa."
Os judeus assassinaram o justo Tiago,
Mas assassinaram a si mesmos e o glorificaram!
Admirável Tiago, santo Apóstolo,Ajuda os fiéis que oram a ti.

Reflexão
De Deus vem a graça, mas de nós vem o trabalho. Portanto, que ninguém sequer pense que os santos apóstolos se apoiaram apenas na graça doada por Deus, ou que era fácil para eles, ou que eles realizaram sua grande obra no mundo sem esforço. Não diz o Apóstolo Paulo: Mas, vigio meu corpo e trago-o à sujeição, para que de nenhum modo, quando pregar aos outros, eu mesmo seja um renegado (I Coríntios 9: 27)? Ainda, em outra passagem, não diz ele passar a vida sob perigos de naufrágio, perigos de assaltantes, no mar, perigos entre falsos irmãos, na fraqueza e no sofrimento, vigiando, em fome e sede, jejuando, no frio e na nudez (II Coríntios 11: 26 – 27)? São Tiago se alimentava apenas de pão, e não até a saciedade. Dormia muito pouco e passava as noites em oração. Ajoelhava-se tanto em oração, que a pele de seus joelhos ficou dura como a pele dos joelhos do camelo. Esse irmão do Senhor orava com lágrimas e lamentações não somente pela Igreja que ele governava, mas também pelo mundo inteiro. Mesmo quando foi empurrado do telhado do templo pelos maliciosos judeus, e ficou assim completamente alquebrado, o santo apóstolo jamais se esqueceu de sua dívida para com Deus e com os homens. Juntando suas últimas forças, ergueu-se sobre os joelhos, estendeu os braços aos céus e fervorosamente orou a Deus, dizendo: "Senhor, perdoa-lhes esse pecado, pois eles não sabem o que fazem." Enquanto ele estava orando assim, homens pérfidos arremessavam-lhe pedras por todos os lados. Vendo isso, um dos filhos de Recabe grito: "Parai! O que estais fazendo? Esse justo está orando a Deus por vós, e vós o matais!" Entretanto, aquele grito de uma alma compassiva não pôde impedir os assassinos, acostumados a obras malignas, de matar o santo de Deus. Assim era que os apóstolos não se apoiavam somente na graça, mas dedicavam também uma força quase sobre-humana para se mostrarem dignos da graça de Deus.