“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"Sobre o temor e a alegria em Deus"

Servi ao Senhor com temor e alegrai-vos com tremor (Sl. 2,11)

O profeta de Deus profere essas palavras aos reis e juizes terrenos, pois estes são inclinados ao orgulho e à lascívia, provenientes do poder e das riquezas que lhes são dadas. Ó reis e juizes – nuvens de poeira sob os pés de Deus – não vos esqueçais de que não passais de servos de Deus, assalariados por hoje até amanhã! O que pensa um assalariado, cavando o campo por todo o dia? No pagamento que receberá à noite. Do que se orgulha o assalariado? Não do trabalho, mas do pagamento. Em quê se alegra o assalariado? No trabalho, no suor, ou no pagamento? Naturalmente, no seu pagamento. Ó reis e juízes, vosso serviço no campo desta vida é o trabalho de um assalariado. Portanto, com temor servi vosso Senhor que vos contratou, pois não sabeis como vosso Senhor avaliará vosso trabalho no final e que pagamento Ele vos dará. Servi com grande humildade, dizendo a si mesmos: Somos servos inúteis (Lucas 17:10). Se recebereis uma recompensa ou uma punição quando descerdes ao túmulo e vos apresentardes diante do Rei e Juiz, não se sabe. Logo, o temor deve ocupar todos os dias de vosso serviço.

Alegrai-vos n'Ele com tremor. Alegrai-vos com um júbilo puro e santo, como os anjos se alegram no Deus Vivo e inacessível. O júbilo do Paraíso tem o odor da pureza e da santidade, mas o júbilo malicioso do Hades é acompanhado da gargalhada rebelde. Portanto é eterno o júbilo do Paraíso, ao passo que a gargalhada do inferno transforma-se em grunhidos e rangidos.

Servi com temor, pois o Senhor é justo; alegrai-vos com tremor, pois o Senhor é excelso e santo.

Ó Senhor nosso Deus, justo e exaltado, temível e santo: toda nossa vida sobre a terra é serviço a Ti e alegria em Ti. Se não Te servimos, servimos nossa própria destruição; e se não nos alegramos em Ti, alegramo-nos em nossas próprias obras malignas. Adoramos-Te e oramos a Ti que nos ajudes, para que nosso serviço seja guiado pelo temor de Ti e que nossa alegria seja purificada pelo tremor perante de Ti.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.