“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 25 de abril de 2008

"Santa e Grande Sexta-Feira Santa"

Meu Espírito é dedicado ao humilde serviço da cruz que é pedra no caminho para os descrentes, mas para nós é salvação e vida eterna. Santo Inácio de Antioquia (+110)

Ele foi levado como um cordeiro; Ele foi abatido como uma ovelha. Ele nos resgatou de nossa servidão para com o mundo, como resgatara Israel da terra do Egito; Ele nos libertou de nossa escravidão ao demônio assim como resgatara Israel da mão do Faraó... Ele é Aquele que cobriu a morte de vergonha e fez o demônio lamentar-se assim como Moisés fizera o Faraó lamentar-se. Ele é Aquele que golpeou o pecado e roubou da iniqüidade a sua prole, como Moisés aos Egípcios. Ele é Aquele que nos trouxe da escravidão à liberdade, das trevas à luz, da morte à vida, da tirania ao reino eterno, que fez de nós um novo sacerdócio, um povo escolhido para ser Seu para sempre. Ele é a Páscoa que é a nossa salvação. Melito, bispo de Sardis (+459)

Ele é a reparação dos nossos pecados. Da mesma maneira São Paulo se refere a esta reparação quando diz de Cristo: “Deus escolheu-O para ser a reparação de nosso pecados em Seu sangue, pela fé”. Temos então um dia de reparação que permanece até o fim do mundo...

Abraão pegou madeira para a oferta queimada e colocou sobre seu filho Isaque, pegou fogo e a espada em suas mãos; juntos se foram. O próprio Isaque carrega a madeira para seu holocausto: esta é a imagem de Cristo. Pois Ele carregou o fardo da cruz; carregar a madeira para o holocausto é realmente o dever do sacerdote. Ele é, então, ambos: vítima e sacerdote. Orígenes (+221)

A Cruz é a coroa da vitória. Ela trouxe luz para os que estavam cegos pela ignorância. Ela libertou os que estavam escravizados pelo pecado. Ela redimiu a humanidade toda. Portanto, não nos envergonheis da cruz de Cristo; antes, glorificai-a Embora seja pedra no caminho para os judeus e loucura para os gentios, a mensagem da Cruz é a nossa salvação. Com certeza é loucura para aqueles que perecem, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois não foi um mero homem que morreu por nós, mas o Filho de Deus. Deus feito homem. As Catequeses - São Cirilo de Jerusalém (+386)