“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 24 de abril de 2008

"Santa e Grande Quinta-Feira Santa"

Celebrai a Eucaristia como se segue: Dizei sobre a taça: “Nós Te damos graças, Pai, pela videira de David Teu servo, que fizeste-nos conhecer por Jesus Teu servo. A Ti, glória eterna”. Sobre o pão partido: “Nós Te damos graças, Pai, pela vida e o conhecimento que nos revelaste por Jesus Teu servo. A Ti, glória eterna”. Didaque, 1º século - Os ensinamentos dos 12 Apóstolos

Visto que o próprio Cristo declarou o pão como sendo o Seu corpo, quem poderia duvidar? Visto que Ele próprio disse categoricamente. “Este é o meu sangue”, quem ousaria questionar isso e dizer que este não é o Seu sangue? Portanto, é com total certeza que recebemos o pão e o vinho como corpo e sangue de Cristo. Seu corpo nos é dado sob o símbolo do pão, e Seu vinho nos é dado sob o símbolo do vinho, para que, recebendo-Os sejamos um corpo e sangue com Ele. Tendo Seu corpo e sangue em nossos membros, tornamo-nos portadores de Cristo e, como diz São Pedro, partilhamos da natureza divina... Portanto, não olheis os elementos eucarísticos como o pão e o vinho comuns; eles são de fato o corpo e sangue do Senhor, como Ele próprio declarou. Não importa o que nossos sentidos digam, sede fortes na fé. As catequeses - São Cirilo de Jerusalém (+386)

Qualquer tempo é o tempo certo para obras de caridade, porém estes dias de Quaresma proporcionam um encorajamento especial. Aqueles que desejam estar presentes na páscoa do Senhor em santidade de pensamento e de corpo deveriam buscar, antes de tudo, ganhar esta graça, pois a caridade contém todas as outras virtudes e cobre uma multidão de pecados. Tendo sido generosamente alimentados na Eucaristia, estendamos aos pobres e aos aflitos uma farta generosidade, e assim muitas vezes agradecerão a Deus, e o alívio do necessitado suportado pelo nosso jejum. Nenhum ato de devoção da parte dos fiéis agrada mais a Deus do que o que é dado ao Seu pobre. São Leão, papa de Roma (+461)