“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Oração pelos Vivos - Comemorações

Lembra-Te, Senhor, em primeiro lugar da Tua Igreja una, santa, católica e apostólica, que Tu remiste com o Teu Sangue precioso; consolida-a, reforça-a, engrandece-a, multiplica-a, pacifica-a, e salva-a pelos séculos afora, contra as portas do inferno; apazigua as dissensões das Igrejas, apaga os erros dos pagãos, destrói e desarraiga rapidamente as heresias que aparecem, e converte cada um pelo poder do Teu Espírito Santo. (metanóia)

Senhor, Deus Todo-Poderoso e Eterno, em cuja mão reside todo o poder e todos os direitos dos povos, lembra-Te daqueles que nos governam, dos seus ministros e colaboradores, que receberam na Tua bondade o governo da nação, inspira em seus corações bons conselhos ao sujeito da Tua Igreja e de todo o Teu povo, a fim de que, constituídos em autoridade, nos governem em justiça, sob a proteção da Tua destra, para que, na tranqüilidade que nos asseguram, possamos levar uma vida em paz, na piedade e na santidade. (metanóia)

Salva, Senhor e tem piedade de Sua Santidade o nosso Patriarca N., do nosso Bispo N., de todos os demais Patriarcas e chefes de Igreja e de todo o episcopado ortodoxo, os Presbíteros, os Diáconos, e de todo o clero que Tu estabeleceste para guiar o Teu rebanho e pregar a Tua Palavra. Tem piedade deles e salva-me a mim, pecador. (metanóia)

Para os monges:
Salva, Senhor e tem piedade de meu Pai espiritual (nome), meu Igumeno e fraternidade (nomes), meus familiares (nomes), meus parentes e amigos (nomes), e todos os cristãos ortodoxos. (metanóia)

Para os demais cristãos:
Salva, Senhor e tem piedade de meus filhos (nomes), meu esposo / minha esposa (nome), meus familiares (nomes), meu Pai espiritual (nome), meu padrinho / minha madrinha (nome), meus parentes e amigos (nomes), e todos os cristãos ortodoxos. (metanóia)

Lembra-Te, Senhor, daqueles que vivem nos desertos, nas montanhas, nas cavernas e nos antros da terra; de todos os monges e monjas, das almas consagradas a Deus que vivem na virgindade, na piedade e na ascese. (metanóia)

Lembra-Te, Senhor, de todos os nossos irmãos em Cristo e de todo Povo que nos cerca; tem piedade deles e de nós, segundo a grandeza da Tua misericórdia. Cumula-os de todo bem, mantém as suas uniões matrimôniais na paz e na concórdia, instrui e educa os seus filhos e netos, abençoa as famílias; reanima os idosos, encoraja os pusilânimes, congrega os dispersos, reconduz os que se desviaram; liberta os oprimidos pelos espíritos impuros, acompanha todos aqueles que viajam por mar, terra e ar; sê o amparo das viúvas, o escudo dos órfãos, o libertador dos prisioneiros, o Médico dos doentes. (metanóia)

Salva, Senhor, e tem piedade daqueles que me odeiam, que me ofendem, que me perseguem e não os deixe se perder em virtude de mim, pecador. (metanóia)

Ilumina com a luz do Teu conhecimento aqueles que negaram a fé ortodoxa e aqueles que estão turbados pelas heresias mortais. (metanóia)

Lembra-Te, Senhor, dos que são julgados pelos tribunais humanos, dos condenados a trabalhos forçados e servis, dos exilados, dos emigrantes, de todos aqueles que se encontram em provação, perigo e necessidade; e, sobretudo daqueles que são perseguidos pelo Teu Nome e pela Fé Ortodoxa, dos pagãos e dos ateus, dos renegados e dos heréticos. Lembra-Te deles, visita-os, fortifica-os, concede-lhes a liberdade e a libertação. (metanóia)

Lembra-Te também daqueles que nos amam, de todos aqueles que pediram a nós, ainda que Teus servos indignos, orássemos por eles, e de todo o Teu Povo: lembra-Te de todos, Senhor nosso Deus, e tem piedade, atendendo as suas preces e concedendo-lhes a salvação. (metanóia)

Lembra-Te ainda de todos aqueles que nós, por negligência, ignorância ou por causa do grande número de nomes, não comemoramos; Tu, Senhor, conheces a idade e o nome de cada um deles, Tu os conheces desde o ventre de suas mães. Tem piedade deles e salva-os. (metanóia)

Tu és, Senhor, o amparo dos desprotegidos, a esperança dos desesperados, a âncora dos náufragos, o porto da salvação dos navegantes, o médico dos doentes. Sê tudo para todos, Tu que conheces cada qual bem como as suas petições, as suas moradas e todas as suas necessidades. Preserva, Senhor, esta cidade, todas as cidades e todo o país, da fome, da peste, dos tremores de terra, das inundações, do fogo, das guerras civis e do ataque dos povos inimigos. (3 metanóias)