“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Oração pelos Defuntos - Comemoração

Lembra-Te, Senhor, daqueles que deixaram a vida presente, os piedosos soberanos e soberanas, os Patriarcas e os Bispos ortodoxos, os membros da ordem sacerdotal e monástica que Te serviram: acolhe-os nos Teus tabernáculos eternos e fá-los repousar com os Teus Santos. (metanóia)

Lembra-Te, Senhor, da alma dos Teus servos defuntos: dos meus pais (nomes) e de todos os meus parentes segundo a carne: perdoa-lhes todos seus pecados voluntários e involuntários, fá-los participar do Teu Reino celeste, dos Teus bens incorruptíveis e do júbilo da bem-aventurada vida na eternidade. (metanóia)

Lembra-Te, Senhor, de todos aqueles que adormeceram na esperança da Ressurreição e da vida eterna, dos nossos pais, irmãos e irmãs, e de todos os cristãos ortodoxos que repousam aqui e em toda a parte; acolhe-os com os Teus Santos, lá onde resplandece a luz da Tua Face, e tem piedade de nós, pois Tu és Bom e Amigo dos homens. (metanóia)

Concede, Senhor, a remissão dos pecados a todos os nossos pais, irmãos e irmãs, que nos precederam na fé, a esperança da Ressurreição: concede-lhes a memória eterna. (3 metanóias)

Ó Deus dos espíritos e de toda carne, que venceste a morte, esmagaste o inimigo e deste a vida ao Teu mundo, Tu-Próprio, Senhor, concede às almas dos Teus servos defuntos (nomes) o repouso no lugar da luz, do frescor e da paz, onde não há dor, nem tristeza, nem gemidos. Perdoa-lhes todas as suas transgressões cometidas por palavras, atos, e pensamentos, ó Tu que és um Deus bom e Amigo do homem, pois que não há homem algum que viva e não peque, só Tu és o único sem pecado; a Tua justiça é uma justiça eterna e a Tua palavra é Verdade. Pois Tu és a Ressurreição, a vida e o repouso dos Teus servos defuntos (nomes), ó Cristo nosso Deus, e nós Te damos glória, bem como ao Teu Pai sem-princípio e o Teu santíssimo, bom e vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos.Amém.

Lembra-Te, Senhor, em Tua bondade, de Teus servos. Perdoa-lhes todas as faltas cometidas nesta vida, pois ninguém está fora do pecado, exceto Tu, o Único que pode conceder aos defuntos o repouso eterno.

Senhor e único Artesão, que na Tua profunda sapiência e no Teu amor pelos homens, dispõe todas as coisas e atribuis a cada um aquilo que lhe convém; faz repousar as almas dos Teus servos, pois que em Ti eles puseram toda a sua esperança, Tu, o Autor, o Senhor, o Criador e Deus Supremo.

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo....

Concede o repouso com os santos, ó Cristo, às almas dos Teus servos, lá onde não há dor, nem tristeza, nem gemido, mas a vida eterna.

... E agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion – Todas as gerações Te proclamam Bem-aventurada, ó Virgem Mãe de Deus; em Teu seio o Cristo, nosso Deus infinito, quis deixar-Se conter. Bem-aventurados somos nós também, pois que possuímos a Tua constante proteção: dia e noite Tu intercedes por todos nós e pelas Tuas orações consolida a força do povo cristão. É por isso que nós Te cantamos: Rejubila, ó Cheia-de- graça, o Senhor está con’Tigo.

Lembra-Te, Senhor, dos nossos pais e irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição para a vida eterna e de todos aqueles que na fé e na piedade atingiram sua última perfeição; perdoa-lhes todas as faltas voluntárias e involuntárias, cometidas em palavras, em ações, ou em pensamentos. Fá-los repousar na luz, no frescor e na paz, lá onde não há a dor, nem tristeza, nem gemido, e onde a visão da Tua Face faz resplandecer os santos de todos os tempos. Concede-lhes a eles e a nós também, a graça do Teu Reino, a participação nos Teus bens eternos e inefáveis e o gozo da Tua bem-aventurada e eterna vida. Pois Tu és a Vida, a Ressurreição e o repouso dos Teus servos defuntos, ó Cristo nosso Deus, e nós Te damos glória, bem como ao Teu Pai sem-princípio e ao Teu santíssimo, bom e vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.