“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Memória Eterna


Sua Exa. Revma CHRISTÓDOULOS, Arcebispo de Atenas e Toda Grécia, depois de sua luta de 7 meses contra um câncer de fígado e intestino, faleceu hoje, dia 28 de janeiro aos 69 anos em sua residência episcopal.

Nascido em 17 de janeiro de 1939 em Xanthi, no nordeste da Grécia, Christodoulos foi eleito primaz vitalício em 1998, e foi o arcebispo mais jovem da Grécia e com idéias nacionalistas e religiosas que levantavam grande polêmica na sociedade grega, que em 97% são de religião ortodoxa.

Durante sua carreira, incitou seus fiéis a sair às ruas em protesto contra os bombardeios da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Sérvia (1999) e criticou toda negociação sobre a manutenção da palavra "macedônia" pelo novo estado ex-iugoslavo da Macedônia.

Suas idéias se voltavam contra "as regras da União Européia (UE)", que considerava o centro de decisões contra os interesses gregos e se expressava também contra a entrada da Turquia no bloco.

Em 2000, Christodoulos voltou a ocupar as manchetes com a convocação de manifestações em massa nas principais cidades gregas, reunindo 300 mil ativistas em Atenas, contra a decisão do então Executivo socialista de suprimir a indicação de "religião" nas novas células de identidade nacional.

O Sínodo da Igreja Ortodoxa grega se reunirá hoje de forma extraordinária para decidir os detalhes do funeral e da eleição de seu sucessor. Segundo a tradição, o enterro será realizado na próxima quarta-feira e a escolha de um novo arcebispo deve de acontecer dentro de 20 dias.

Que o Senhor nosso Deus se lembre no Seu Reino do Arcebispo Christódulos.