“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Instruções sobre a oração


Como muitas pessoas sempre me perguntam como rezar resolvi escrever este roteiro simples e resumido que poderá auxiliar os iniciantes. Não pretende ser um tratado, nem um manual muito menos um compêndio absoluto sobre um tema tão vasto, profundo e complexo. Em curtas palavras rezar só se aprende rezando. Não podemos conhecer o gosto de um alimento ou bebida sem nunca o termos provado, com a oração é a mesma coisa, só com o tempo e a prática cada pessoa poderá conhecer-se melhor e à oração, assim como seus efeitos sobre si mesmo e sobre sua vida. Oração é diálogo com Deus. É entrega.

Entre as principais orações da tradição ortodoxa as três mais comuns são as seguintes e que poderão se rezadas de uma maneira repetitiva e sistemática, são chamadas de orações monológicas, poderíamos dizer, que são muito semelhantes a um “mântra”.
  1. A chamada oração de Jesus ou Oração do coração: “Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, tem piedade de mim pecador”.
  2. Oração do Espírito Santo: “Espírito Santo, vem e habita em nós”. O Principio da oração é sempre o da oração comunitária. Oro para comungar espiritualmente com o povo de Deus. A única que é particular, porque é penitencial, é a oração do coração “...de mim pecador”
  3. Oração à Santíssima Virgem Maria: “Rejubila, ó cheia de graça, o Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre”.
Como regras básicas podemos citar as seguintes:
  • Faça da oração um hábito.
  • Procure rezar sempre no mesmo local e no mesmo horário.
  • Procure esvaziar a mente e se livrar de pensamentos e preocupações. Faça um pequeno “relax” mental antes de iniciar as suas orações: esvazie a mente. Respire fundo e expire lentamente. Relaxe e então inicie suas orações. Oração é uma entrega a Deus.
  • Use um rosário (de preferência abençoado) para controlar e dar ritmo à sua oração. Não se apresse, esqueça seus problemas.
  • Procure estabelecer um tempo mínimo de oração, de acordo com suas forças e possibilidades. Lenta e gradativamente tente aumentar este tempo até um patamar adequado para você.
  • Tenha um relógio próximo a você para controlar o seu tempo, mas evite ver a hora a cada 5 minutos. Com o tempo você mesmo saberá o tempo decorrido de oração e o momento quase que exato de encerrá-las. Ou controle o tempo pelo número de orações feitas no rosário.
  • Depois de suas orações repetitivas (“mântricas”) faça seus pedidos a Deus: por seus parentes e amigos, vivos ou falecidos, pelos inimigos, pelos doentes, pela Igreja e seu clero, pela paz no mundo e etc.
  • Poderá rezar visualizando um ícone ou de olhos fechados. Cuidado para não dormir.
  • A oração poderá ser realizada em pé, de joelhos, sentado ou reclinado, evite rezar deitado pois poderá levá-lo ao sono e não à oração, principalmente à noite e se você estiver com sono.
  • Evite horários propícios ao sono, muito tarde da noite ou muito cedo pela manhã.
  • Inicialmente reze verbalizando (vocalizando) a oração, só quando estiver bastante treinado e adaptado à esta forma passe para a oração mental, isto é, pense na oração, dentro de sua mente.
  • Não se deixe influenciar por “tratados esotéricos de meditação transcendental ou outros”, você é um cristão e deve seguir as orientações de sua religião e de seus instrutores, padres e/ou bispos.
  • Dúvidas tire apenas com os representantes de sua Igreja, não dê ouvido a curiosos e “experts” no assunto.
  • Com o tempo passe a rezar em todos os momentos disponíveis, sem que ninguém perceba, como em filas de banco, viagens de ônibus, carro ou outra qualquer. A oração de Jesus, pode e deve ser realizada incessantemente. Se você é do tipo de pessoa dispersiva não reze dirigindo para evitar acidentes.
  • Como a oração, com o tempo, passará a se enquadrar no seu ritmo respiratório não use incensos ou similares para auxiliar as suas orações. É desnecessário e prejudicial. Cuidado com velas e lamparinas e tome as devidas precauções para evitar acidentes e incêndios se as usar diante de seus ícones.
  • Procure ter ícones de Cristo, da Virgem e, se possível, do seu Santo protetor no seu local de oração, de preferência abençoados. Evite exageros não é a quantidade de ícones que vai santificá-lo, mas a qualidade de sua oração.
  • Se morar com outras pessoas peça aos demais moradores da sua casa que não o interrompam durante seus horários de oração. Faça-os saber dos seus horários. Se houver uma ligação telefônica peça para que anotem o recado ou liguem mais tarde. Sem dizer a quem telefonou que você está rezando, é uma questão pessoal sua. Só atenda ligações se forem em caráter de extrema urgência.
  • Caso haja muita dificuldade de concentração na oração monológica, então comecemos com a leitura de Salmos ou hinos e cânticos dos Ofícios divinos.
  • Aos domingos, feriados, dias santos e festivos também se reza: não esqueça!
  • Reze quando estiver triste.
  • Reze quando estiver alegre.
  • Reze para agradecer (principalmente).
  • Reze para pedir.
  • Reze pelos vivos.
  • Reze pelos falecidos.
  • Reze pelos doentes.
  • Reze pelos amigos.
  • Reze pelos inimigos.
  • Reze pela paz no mundo.
  • Reze pela Igreja e seus hierarcas.
  • Reze pelos aflitos e por todos os que sofrem no mundo.
  • Reze por aqueles que lhe pediram suas orações.
  • Reze por mim!

Igúmeno Lukas
Boletim Interparoquial, julho 2007