“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Visita Pastoral de S. Exa. Revma. Ambrósio, Bispo Ortodoxo do Recife a Guarabira, Paraíba

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2007 o Senhor D. Ambrósio realizou uma visita pastoral a Guarabira, onde uma pequena comunidade de cristãos pretende se tornar ortodoxa. Esta comunidade é liderada pelo fiel Emiliano Camilo. Ele e sua esposa, Maria Sandra, já se tornaram ortodoxos e lideram um pequeno grupo de aproximadamente 30 pessoas, futuros ortodoxos.

D. Ambrósio seguiu para Guarabira no sábado, dia 16, acompanhado do padre Lucas e dos fiéis de Recife, Cláudio e George. Neste mesmo sábado, à noite, visitou a comunidade de Pipiri que fica a aproximadamente 5 km do centro de Guarabira, onde se concentra a maior parte das pessoas dispostas a tornarem-se cristãos ortodoxos. Após a leitura de um trecho do Evangelho e de pequena pregação D. Ambrósio conversou com as pessoas da comunidade, pessoas simples e humildes desta localidade pobre e carente. Tais pessoas, ainda que humildes, simples e pobres trazem o coração totalmente aberto para o Evangelho de Cristo e dispostas a recebê-lo e amá-lo com fé, fervor e devoção. Isto fica claro no semblante de cada um deles. Nesta noite ainda foi realizada a oração do Pai Nosso e a oração de Jesus em uníssono pelo grupo todo, num momento de fervor espiritual muito cativante. D. Ambrósio falou por alguns minutos ao grupo sobre assuntos como Cristianismo Ortodoxo, fé e vida em Igreja. A seguir visitou o local, cedido por dois fiéis da comunidade, para a construção da futura paróquia de Pipiri. Um pequeno pedaço de terreno entre as casas destes dois fiéis, medindo aproximadamente 39,4 m2 (4,8 m de frente e 8,2 m de fundo). Espaço suficiente para a construção de uma pequena capela.

No dia seguinte às 9:00 h foi realizada a Sagrada Liturgia numa das salas do colégio Santo Antônio, cedida especialmente para este fim. Vinte e sete pessoas compareceram a esta Liturgia, não só da comunidade de Pipiri, assim como moradores do centro de Guarabira. Após a Sagrada Liturgia o sr. D. Ambrósio novamente pregou para a comunidade e exortou a todos a permanecerem fiéis aos princípios cristãos e ao ideal de se tornarem cristãos ortodoxos. Finalmente, durante os ágapes, por decisão em conjunto, mas sob a liderança de D. Ambrósio, a comunidade escolheu como patronos da futura capela de Pipiri a São Pedro e São Paulo, os corifeus dos apóstolos da Igreja de Cristo.

Parte do grupo seguiu para a casa do fiel Emiliano Camilo para um delicioso e agradável almoço que encerrou a visita.