“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

São Demétrio, o Miroblita, Procônsul de Tessalônica - 26 out /08 nov

O grande mártir Demétrio nasceu na cidade de Tessalônica na Grécia. Os pais, cristãos latentes, batizaram-no e o instruíram na fé. Seu pai, um pró-consul romano, morreu quando Demétrio atingiu a maioridade. O imperador Maximiliano nomeou Demétrio, para ocupar o lugar do pai como autoridade da região de Tessalônica. A principal obrigação de Demétrio era defender sua região de inimigos externos, e também exterminar o Cristianismo. Em vez disso Demétrio se pôs a desarraigar hábitos pagãos, e a converter os pagãos à fé cristã.

Naturalmente logo delataram ao imperador que o pró-consul era cristão. Voltando de uma marcha contra os "sarmatas" (tribo que povoava as estepes do Mar Negro), Maximiliano parou em Tessalônica. Preparado para morrer, Demétrio distribuiu seus bens aos pobres, e devotou-se totalmente à oração e ao jejum. O imperador o aprisionou e foi se divertir no circo, juntamente com os moradores de Tessalônica vendo os combates entre gladiadores. Eles procuravam cristãos e quando encontravam, os arrastavam para a arena. Entre os gladiadores destacava-se o impetuoso "Leon"; ele vencia com facilidade os humildes cristãos nos combates, e diante do júbilo da multidão enfurecida, jogava-os sobre as lanças dos combatentes.

O jovem cristão Nestor, visitou Demétrio na prisão e este o abençoou para lutar com Leon. Reforçado por Deus, Nestor venceu o orgulhoso gladiador e arremessou-o sobre as lanças dos guerreiros. Nestor deveria ter sido condecorado como vencedor, mas ao invés disso foi executado por ser cristão.

A mando do imperador (no ano 306) os guardas da prisão mataram Demétrio, perfurando-o com suas lanças. O corpo do grande mártir Demétrio foi jogado para que animais o devorassem, mas cristãos secretamente conseguiram sepultá-lo. Um dos criados de Demétrio, Lupus, pegou a vestimenta ensangüentada e o anel do mártir e começou a curar os doentes. Ele inclusive também foi executado.

Durante o império de Constantino o grande (324-337) foi construído uma Igreja sobre o túmulo do mártir Demétrio e, após cem anos, suas relíquias foram encontradas. Diante de seu túmulo aconteciam milagres e curas. Durante o império de Maurício (582-602) a cidade de Tessalônica foi cercada por inimigos anticristãos. São Demétrio apareceu na muralha da cidade, e 100 mil guerreiros se precipitaram em fuga. Em outra ocasião o santo salvou a cidade da fome.

A vida de Demétrio narra que ele soltava os prisioneiros do poder dos infiéis e ajudava-os a alcançar a Tessalônica.

Desde o século 7 do túmulo de São Demétrio começou a fluir um bálsamo aromático e milagroso. No século XIV Dimitri Krisolog escrevia a respeito disso: "o bálsamo por sua natureza não é água, mas é mais denso e não se parece com nada do que temos conhecimento... É mais estupendo do que todos aromas, não só os artificiais como os naturais criados por Deus."

Tropário de São Demétrio, t.4
Aquele que debaixo do golpe de lança recebeu como herança a Graça do flanco vivificante, aquele que uma lança trespassou e do qual o Salvador fez jorrar para nós os rios da Vida e da imortalidade, é Demétrio. Veneremos esse Mártir coroado com os muitos sábios ensinamentos, que tornou perfeita pelo seu sangue a corrida da sua paixão e resplandeceu com seus milagres por todo universo; ele é o imitador do Mestre, o amigo dos pobres, o defensor da Tessalônica nos maiores perigos; celebrando o seu memorial anual, nós glorificamos o Cristo nosso Deus que por ele cura a todos.