“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Santo Apóstolo e Evangelista, Mateus, um dos Doze Santos Apóstolos do Senhor (+60) - 16/29 novembro

Mateus, apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi, morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus; "Segue-me" deixou tudo imediatamente e começou a fugir do dinheiro, para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus, era um rico coletor de impostos, e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim uma numerosa multidão de publicanos e outros condenados pelo povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova. Por isso, tocado pela Misericórdia daquele que olhou e amou, Levi (Mateus) no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro, fazendo o bem.

É no Evangelho de Mateus, que contemplamos mais amplamente, trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como: "Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem." e ainda: "Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." Com Judas, porém, ficou o encargo de "caixa" da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas !

Mateus é o primeiro a chegar à África do Norte, na Etiópia, e aí, entre vários milagres, ressuscita a filha do rei, a princesa Efigênia. Ela, o rei e todo o povo se convertem ao cristianismo, sendo até hoje uma das nações mais cristãs da África, e Efigênia, a primeira negra a converter-se ao Cristianismo, ainda no primeiro século. Ifigênia tira os sapatos de princesa, recebe o Batismo cristão das mãos de São Mateus

Mateus que festejamos com toda a Igreja, tem como significado do nome, Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim, pelo Evangelho, que no Carisma extraordinário da inspiração, pôde escrever, entre 80-90, na Síria e Palestina. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste Apóstolo, Santo e Evangelista.

Pelas orações do Santo Apóstolo São Mateus, ó Cristo nosso Deus, tem piedade de nós!

Tropário Apolyticon t, 3
Abandonando de todo coração o teu ofício de Publicano, seguiste o Mestre que te chamava, o Cristo que Se mostrava, em Sua bondade, aos homens na terra; foste d’Ele um Apostolo escolhido, anunciando em voz alta a boa nova para o mundo inteiro, eis porque nós veneramos a tua memória sagrada; santo Apóstolo Mateus, intercede perto do Deus compassivo para que Ele conceda às nossas almas a graça da salvação.