“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Sacerdócio Real: A ordenação dos Padres

Na origem a palavra vem do grego PRESBYTEROS ou presbítero, que significa “ancião”. Com efeito, os “padres” das comunidades cristãs situam-se no prolongamento dos “anciãos” que dirigiam as comunidades judias. Mas conduzindo doravante um povo sagrado pelo Espírito Santo, um povo sacerdotal, uma comunidade de “presbíteros” - no sentido grego “hiereus” - os presbíteros cristãos participam de forma particularmente ativa no Sacerdócio, no “Presbiterado” de Cristo. Se, então, o bispo tem de alguma maneira o papel que Moisés teve em relação ao povo judeu avançando para a Terra prometida, os presbíteros são como os 72 anciãos do povo, sobre quem Deus diz a Moisés: “Tomarei do Espírito que está sobre ti e po-lo-ei sobre eles, a fim de que eles carreguem contigo a carga do povo e que não estejas só” (Nm.11,17).


Sob a vigilância unificante do bispo, os padres preenchem em torno dele funções semelhantes às suas (dos bispos), mas num nível onde podem ter um contato pessoal com cada fiel, trazer a palavra de Deus e a presença consoladora, que perdoa e cura do Espírito de Deus à cada uma destas ovelhas que o Senhor ama e de quem o profeta Ezequiel falava acusando os maus pastores: “Não fortificastes as ovelhas fracas, nem cuidastes da que estava ferida. Não trouxestes de volta a que se tinha perdido, nem buscastes a que estava perdida... Elas se dispersaram por falta de pastor e tornaram-se presa de todos os animais selvagens; elas dispersaram-se”. (Ez.34,4-5). É por isso que o Senhor Jesus é o Bom Pastor: Ele percorria todas as cidades e aldeias ensinando em suas sinagogas, proclamando a Boa Nova do Reino e curando todo o tipo de doença. Vendo a multidão, teve piedade pois aquelas gentes estavam cansadas e prostradas como ovelhas que não tem pastor. Então disse aos Seus discípulos: “A colheita é grande mas os operários são poucos. Orai para que o dono da colheita vos envie outros operários” (Mt.9,35-37).


Escolhidos no seio do povo, solteiros ou casados (Tt.1,5-9), os padres são os operários que lembrarão a todos aqueles que sofrem que o Senhor Jesus lhes disse: “Vinde a mim, vós todos os que sofreis sob pesada carga, e eu vos aliviarei. Tomai o meu jugo... pois sou manso e humilde de coração e encontrareis alívio para as vossas almas; pois meu jugo é leve... (Mt.11,28-30).

"Boletim Interparoquial"