“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Horas canônicas

Curtos ofícios indicados, originalmente, para serem realizados às 6:00 hs, 9:00 hs, 12:00 hs e 15:00 hs e nomeados de acordo com o sistema de horas tomados do Antigo Testamento, de acordo com o qual o dia e a noite eram divididos em 4 “horas” de 3 horas cada uma, sendo denominadas por Primeira Hora, Terceira Hora, Sexta Hora e Nona Hora, respectivamente. Eram, quatro dos momentos ou ofícios de oração segundo a hora de sua realização, conforme o costume judaico, posteriormente adaptado à prática litúrgica cristã. Constituídas basicamente de Salmos e orações, entre elas a Oração das Horas comum a todas as Horas Canônicas e de orações cristãs acrescentadas posteriormente, com o advento do Cristianismo.

Primeira Hora Canônica – é realizada imediatamente após a celebração de Matinas. Relembra aos fiéis o julgamento de Jesus Cristo por Pilatos, que teve lugar nas primeiras horas da manhã. Por isso, lêem-se os Salmos 5, 90 e 101, nos quais se repetem as palavras “julgamento”, “misericórdia”, são apresentadas a ira e hostilidade injusta, assim como, o pedido de misericórdia.

Terceira Hora Canônica – Os Atos dos Apóstolos (2, 15; 10, 9) já testemunham que já nos tempos apostólicos os cristãos realizavam as orações da Terceira e Sexta Horas Canônicas. O ofício da terceira hora canônica foi estabelecido em memória da flagelação e insultos que Jesus sofreu por seus perseguidores depois do julgamento de Pilatos, assim como, da recordação da Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

Sexta Hora Canônica – este ofício recorda o sofrimento e a crucifixão de Cristo. Nos Salmos 54, 55 e 91 há os textos sobre os sofrimentos, estes Salmos escolhidos ilustram os atentados à vida de Cristo, os insultos, em seguida o terremoto e a escuridão, que cobriu a terra. O Salmo 91 mostra a ajuda do Pai aos sofrimentos do Filho. Todas as Horas Canônicas descritas acima constituem ofícios preparatórios para o ofício mais importante e central – a Sagrada Liturgia.

Nona Hora Canônica – este ofício foi estabelecido em memória do martírio e morte na cruz de Jesus Cristo. Segundo o Evangelho, na hora nona Jesus morreu na Cruz (Mt 27, 46-50; Mc 15, 34-37; Lc 23, 46; J 19, 30).