“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

OSTROV (A Ilha)

Repassando email da minda amiga e irmã em Cristo Anastácia do Recife:

Prezados amigos,
Em novembro de 2006, estreou nos cinemas russos o filme Ostrov , do cineasta Pavel Lungin. Um grande sucesso de bilheteria e de crítica na Rússia, foi o ganhador de seis Prêmios Nika em 2007 (o principal troféu do cinema russo), incluindo melhor filme, diretor e ator. Contudo, fora da Rússia, o filme ainda não recebeu a atenção que merece.
Trata-se de uma obra maravilhosa, especialmente tocante para cristãos ortodoxos. É a história (fictícia, mas que poderia perfeitamente ser real) de um monge santo, taumaturgo e de conduta extravagante, um louco-por-Cristo que vive seus esforços ascéticos em um pequeno mosteiro isolado numa ilha do Mar Branco, próximo ao Pólo Ártico, durante a década de 1970, na então União Soviética.
Aqui no Brasil, o filme ainda não entrou em cartaz, e nem foi lançado em DVD, até onde eu saiba. Contudo, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está promovendo três exibições do filme. Em português, ele recebeu o nome de A Ilha. A primeira sessão do filme já foi ontem; a segunda vai ser hoje (20 de outubro), às 20h50, no IG Cine, e a terceira será amanhã (21 de outubro), às 15h40, na Cinemateca - Sala Petrobrás. Mais informações aqui, na página da Mostra: http://www2.uol.com.br/mostra/31/p_exib_filme_149.shtml
A imprensa divulgou a seguinte notícia sobre o filme: O Patriarca Aleixo II e outros clérigos de alto escalão elogiaram A Ilha pela sua descrição profunda da fé e da vida monástica. Pronunciando-se numa conferência eclesiástica em 29 de janeiro, o patriarca chamou A Ilha de "um exemplo vívido de esforço em promover uma abordagem cristã da cultura".
Aqueles que lêem russo encontrarão mais informações sobre o filme em seu site oficial: http://www.ostrov-film.ru/
E os que lêem inglês vão gostar desta crítica, escrita por um padre ortodoxo americano: http://fatherstephen.wordpress.com/2007/05/28/small-things-great-hopes
Abraços, Felipe Ortiz