“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Oração de Manassés, Rei de Judá

Senhor, Todo-Poderoso, Deus de nossos Pais Abraão, Isaac e Jacob e de sua santa posteridade; Tu, que criaste os céus e a terra com todo o seu esplendor; Tu, que pela Tua palavra fixaste os limites do mar, Tu que formaste o abismo selando-o pelo Teu Nome temível e glorioso. Tu, cujo poder faz tremer toda criação, face à magnificência de Tua glória inacessível e o fogo abrasador da Tua ira para com os pecadores; Tu nos ofereces, também, a Tua insondável e imensa misericórdia, segundo a Tua santa promessa. Pois Tu és o Senhor Altíssimo, compassivo, longânime e cheio de misericórdia, que perdoas as iniqüidades dos homens. Tu, Senhor, na Tua infinita bondade, prometeste a penitência e o perdão, àqueles que pecaram contra Ti e, na abundância de Tua compaixão, estabeleceste o arrependimento, não para os justos, visto que não pecaram contra Ti, mas para mim, pecador, cujas faltas ultrapassam em número os grãos da areia do mar. Eu acresci as minhas faltas, sim, Senhor, eu acresci-as e não sou digno de elevar os olhos e olhar ao alto para o céu, em virtude da multidão das minhas iniqüidades. Eis que vergo-me e não mais posso erguer a cabeça, por ter exasperado o Teu furor e praticado o mal diante de Ti, no lugar de cumprir a Tua vontade e guardar os Teus preceitos. E agora, faço prostrar o meu coração, implorando a Tua bondade. Pequei, Senhor, pequei contra Ti e reconheço as minhas faltas; mas imploro-Te, suplicando: Perdoa-me, Senhor, perdoa-me; não me faças perecer pelas minhas faltas, não Te detenhas para sempre pelo mal que cometi e não me lances às profundezas da terra. Pois Tu és, ó Senhor, o Deus daqueles que se arrependem, Tu manifestarás em mim a Tua plena bondade, posto que apesar da minha indignidade, salvar-me-ás na Tua grande misericórdia. Eu Te louvarei para todo o sempre, em todos os dias da minha vida, assim como os Poderes Celestes que Te exaltam nos céus. Pois que a Ti pertence a glória pelos séculos dos séculos. Amém.