“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 5 de maio de 2010

"O Túmulo vazio"

Mc 15, 42-16,8
Amados irmãos.

O episódio de nosso Senhor em casa de Marta e Maria, sempre representou para a Tradição da Igreja as duas vertentes da vida espiritual, a ação e a contemplação. Se Maria aos pés do Mestre demonstra que existe uma certa prevalência - porque o objetivo é a contemplação Divina – Marta executa as tarefas necessárias para que a contemplação possa acontecer. Tanto a ação quanto a contemplação são necessárias.

Se o Apóstolo Paulo diz que não seremos julgados pelas obras e sim pela fé; São Thiago dirá que a fé sem obras é morta. A contemplação não é mágica caída dos céus, ela é trabalho. Por isso o ORE ET LABORE.

Mas como enveredar por duas vias tão distintas? Como não privilegiar uma em detrimento da outra? Na vida em comum, na Igreja, é possível unir essas duas vias. É possível uni-las pela Caridade. São Paulo, escrevendo aos Coríntios previne: “Ainda eu falasse as línguas dos homens e dos Anjos...e ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que toda a fé, de maneira que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria” (Co. 13,1-2). E amar nada mais é do que serviço ao próximo. São Pedro, quando restabelecido no círculo apostólico ouve, e três vezes: “Apascenta as minhas ovelhas”. Em varias ocasiões nosso Senhor afirmará que no Seu Reino, grande é aquele que serve. Ele próprio disse de Si mesmo que não veio para ser servido e sim para servir.

Agora vejamos a situação descrita no Evangelho de hoje: ...após a paixão era o medo e a decepção. Tinham perdido o Mestre que tinha trazido grandes esperanças e que tanto amavam. Cada um dos discípulos além da dor e da frustração, ainda tinha medo que aquilo pudesse acontecer consigo também.

Por que então aquelas mulheres voltam ao sepulcro, que estava interditado e vigiado, para rever o corpo? De onde veio a ousadia e a coragem de burlar a vigilância dos romanos e dos judeus? Elas fizeram isso por caridade, por amor. Gastaram altas somas para adquirir os ungüentos e perfumes. Aproveitam a primeira oportunidade após o Sabat, era de madrugada! Aquelas mulheres penetram no jardim, preocupadas em como se removeria a pesada pedra que impedia de se penetrar no buraco escavado na pedra. E tudo isso para cuidar do objeto do seu amor!

Mas, em vez do corpo, elas irão encontrar a Ressurreição, o Mistério.

Vamos nos deter um pouco nesse Mistério. Em toda festa de Páscoa nós o revivemos no concreto, no real. Ficamos diante do túmulo vazio, dos lençóis abandonados, do Anjo que falou com elas. E depois, tal como Maria Madalena, que pensa que está falando com um jardineiro, estamos verdadeiramente aos pés do próprio Cristo ressuscitado. Mas, elas foram as primeiras. E, vejam bem, elas não eram seres angélicos. Eram mulheres normais, que estavam com medo, mas que também estavam se santificando sem saber. Elas saíram correndo, precisavam falar com alguém, não podiam ficar caladas.

Elas falaram com os Apóstolos e deram o recado: “O Mestre vos espera na Galiléia”. Foram as primeiras a viverem e a anunciar a Ressurreição do Cristo! E essa Ressurreição é eterna porque é para a Eternidade.

É isso que nós temos que ter em mente. Se nós verdadeiramente quisermos a nossa ressurreição com Cristo na Vida eterna, enquanto nós tivermos um corpo aqui na Terra, nós teremos que participar dela praticando a caridade. É preciso dedicar-se ao objeto do nosso amor. Praticar a caridade com o Cristo? Sim. Mas Cristo já não está mais presente com seu corpo aqui na terra. Mas Ele é presença no próximo. Porque Ele disse: amai ao próximo como a si mesmo. Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. E Ele nos amou ao ponto de dar a Sua vida por nós. É isso que se comemora. Se nós verdadeiramente quisermos ser santificados vamos pegar uma vassoura e varrer a casa do irmão. Vamos lavar a louça do irmão. Vamos cuidar do irmão. Vamos cuidar uns dos outros. Vamos servir uns aos outros. Se não, a nossa fé é morta. Se não, a nossa busca de contemplação será vã. Se não, as nossas orações serão inúteis. Mas, se nós não fizermos isso por amor ao próximo e enquanto mandamento de nosso Senhor, qualquer caridade que fizermos também será inútil.

Nós temos que fazer caridade com o próximo. Nós temos que fazer o exercício do amor com o próximo, tendo em vista a nossa relação com Cristo. Não é para modificar o mundo. Não é para mudar a situação do próximo. Nada disso. Deve ser sempre em prol do meu exercício espiritual, minha ascese espiritual com Cristo. Eu tenho que me relacionar com o próximo como se ele fosse um enviado de Cristo para a minha vida. Eu tenho que tratá-lo com essa veneração, com essa honra, com essa dedicação. Por isso, que o ícone que nos remete a imagem da Santíssima Trindade é mais corretamente chamado de “hospitalidade abraonica”. Pois Abraão viu três homens, recebeu três homens, cozinhou para três homens e serviu a mesa para três homens. Entretanto, eram anjos enviados do Senhor.

É assim que devemos receber todos os que batem à nossa porta. Como se fosse um enviado de Deus. Independente se tem dente ou se não tem. Se está cheirando mal, se está cheirando bem. Se é educado, se não é educado. Se é bandido, se é polícia. Não interessa. A nossa relação não é somente com o fato concreto, ali presente. Ela transcende ao fato. Nós não podemos ficar limitados ao material e circunstancial. Nós temos que ir além. Nós temos que dar o salto. Nós temos que ter olhos espirituais para olhar através dos fatos e ver, em qualquer que seja a situação, o outro como um enviado de Deus para minha vida.

Eu tenho que praticar no corpo do próximo, com o meu corpo, nessa Terra corporal, material. Eu tenho que fazer esse exercício de memória, de caridade. Se eu fizer esse exercício de caridade, estarei unindo as duas vertentes da vida espiritual: ação e contemplação.

Então, quando Deus nos conceder, nós veremos na vida eterna, como essas mulheres viram aqui nesse mundo, a Ressurreição de todos, junto com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Arcebispo Chrisóstomo