“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

"Sobre o homem perfeito"

(…) Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. (Efésios 4:13).

A unidade da fé, irmãos, e o conhecimento do Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, o Salvador, une dois homens em um único homem, mil pessoas em um único homem, e muitos milhões de pessoas em um único homem. A unidade da Fé em Cristo, o Senhor, e o verdadeiro conhecimento ortodoxo de Cristo, o Senhor, unem os homens com mais força do que o sangue, com mais força do que a língua, com mais força do que todas as circunstâncias externas e laços materiais. Quando muitas almas pensam como a mesma e única alma, desejam como a mesma e única alma e sentem como a mesma e única alma, então essas muitas almas são como uma alma, uma alma grande e poderosa. As diferenças físicas nesse caso têm muito pouco significado, e quase não devem ser levadas em conta. Assim, as mesmas almas são tomam a forma de um homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. As partes de um todo perfeito são, elas mesmas, perfeitas. Toda a alma cristã é uma parte do homem perfeito. Cristo é o homem perfeito de quem a Igreja é o Corpo Místico. Ele enche consigo mesmo todos aqueles que Nele crêem, de acordo com a medida da estatura de cada um. Ele é a plenitude acima de toda plenitude, a fonte viva que jorra e preenche todo o espaço digno. Na medida em que um homem se esvazia de tudo que não é de Cristo, Cristo irá entrar nele e irá preenchê-lo adequadamente.

Ó meus irmãos, além de uma fé firme, uma humildade profunda é necessária para que a Água Viva possa ser derramada em nós. Mesmo na natureza, podemos ver que a água irriga facilmente as terras baixas. Assim, quanto mais humilde é nosso rebaixamento perante o Senhor Jesus, mais voluntariamente Ele se derramará em nós, nos irrigará com o Seu Ser Vivificante, e nos preencherá como Seus vasos com a plenitude de Sua imortalidade.

Ó Senhor Jesus, Plenitude da vida, sabedoria, beleza e doçura, ajuda-nos a nos humilharmos perante Tua Divina Majestade, para que possamos ser dignos da Tua visitação.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.