“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”
sábado, 28 de novembro de 2009
"Sobre Paulo, o prisioneiro"
Irmãos, esse apóstolo do Cristo chama a si mesmo de "prisioneiro de Cristo". Como é que um apóstolo pode ser um prisioneiro? Um prisioneiro não é acorrentado? Sim, e o Apóstolo está acorrentado -- acorrentado pelo amor ao Senhor Jesus Cristo, com tanta força que sente que nenhum elo comparável existe na terra. O Apóstolo está acorrentado em sua mente ao Senhor Jesus, com tanta força que não consegue pensar em mais nada, exceto em Jesus Cristo, o Senhor. O Apóstolo está tão firmemente acorrentado, pela sua vontade, ao Senhor Jesus que, em essência, ele não tem uma vontade sua própria, mas submeteu completamente a sua vontade ao Senhor Jesus. E assim ele ama o que o Cristo ama, pensa o que o Cristo pensa e faz o que o Cristo deseja. Não é isso prisão? Ó bendita prisão, que é não para a vergonha mas para a glória, e não para a destruição mas para a salvação! Dessa forma o Cristo é o Senhor completo da vida do Apóstolo, tanto exterior quanto interiormente. Pois exterior e interiormente, o Cristo permite que ele seja tentado; exterior e interiormente, Ele lhe revela os prodígios de Sua Providência; exterior e interiormente, Ele o orienta ao bem perfeito, em prol de sua salvação e da de muitos outros.
Irmãos, encomendemo-nos também nós ao Senhor Jesus Cristo como o Seu Apóstolo o fez, e então estaremos nas mãos mais seguras e no caminho mais seguro.
Ó Senhor Jesus Cristo, grande e admirável Senhor, liga-nos a Ti, aprisiona-nos em Ti pelos séculos dos séculos, em ambos os mundos.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém
às
06:00
Marcadores: Pastoral, Prólogo de Ohrid
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Santo Apóstolo Filipe
"Sobre o fundamento e a pedra angular"
Irmãos, o fundamento dos apóstolos e profetas é a vida e obra dos apóstolos e profetas, isto é, o Velho e o Novo Testamentos. Quem une os apóstolos e os profetas? Cristo, o Senhor. Sem ele, nem os profetas entenderiam os apóstolos nem os apóstolos entenderiam os profetas. Assim sendo, Ele é o cumprimento dos profetas e testemunha dos apóstolos. Assim, Ele é a Pedra Angular, que ligou os profetas aos apóstolos e os mantêm juntos como a pedra angular mantém as paredes unidas. O Velho e Novo Testamentos inteiros estão unidos por Ele, encontram um significado Nele e revolvem em torno Dele, inspirados por Ele e suportados por Ele – o Senhor Jesus Cristo. Onde é que pagãos e judeus se encontrariam e onde entenderiam um ao outro se não em Jesus Cristo, o Senhor? Em lugar nenhum, a não ser Nele. Nele e por Ele, eles estão unidos em um Novo Homem, em um corpo imortal, em Uma, Santa e Católica Igreja. O corpo e a alma estão unidos em uma amizade mais grandiosa e santa somente através do Senhor Jesus. Os vínculos da alma e do corpo estavam em inimizade até Sua vinda na carne e essa inimizade conduziu à destruição da alma. Ele reconciliou e santificou ambos. Deste modo, se tornou a Pedra Angular de todo edifício imortal e agradável a Deus, seja ele um indivíduo ou família ou nação ou toda a raça humana, seja no presente, passado ou futuro ou da Velha Aliança ou da Nova Aliança. Ele é a pedra principal em todo edifício já que Ele é a Cabeça do Corpo, a Igreja de Deus.
Ó Senhor Jesus Cristo, Pedra Angular da nossa salvação, tem piedade de nós e salva-nos.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.
às
06:00
Marcadores: Pastoral, Prólogo de Ohrid
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla
"A Boca de Ouro", abençoada por Deus,
Grande soldado de Cristo,
Que é o adorno e o orgulho da Igreja:
Profundo de coração e de mente,
E, com palavras, uma harpa de cordas de ouro.
Sondou as profundezas dos mistérios
E encontrou a pérola que brilha como as estrelas.
Exaltado em espírito até as alturas dos céus,
Expôs a verdade divina,
E sua visão é verdadeira por toda a história.
Ele deu tudo ao Filho de Deus.
Revelou-nos os horrores do pecado
E as virtudes que adornam o homem;
Mostrou-nos os mistérios mais preciosos
E toda a doce riqueza do Paraíso.
Evangelista, intérprete do Evangelho,
E portador da alegria espiritual,
Zeloso por Cristo como um apóstolo,
Não aceitava nenhuma injustiça.
Foi supliciado como qualquer mártir,
E recebeu seu suplício como um penhor de salvação.
Esse Servo de Cristo mostrou-se verdadeiro;Portanto, a Igreja glorifica Crisóstomo.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
"Sobre a única Paz e o Pacificador"
Entre os israelitas e os pagãos se abriu um largo abismo, que nenhum mortal podia preencher ou nivelar. O Senhor Cristo é o único que podia fazer isso e assim o fez. Aquilo que havia sido separado, Ele aproximou e juntou. Através de que? Pelo "Seu Sangue", i.e., por "Seu Sacrifício" Ele substituiu qualquer outro sacrifício. Por isso, Ele redimiu toda a natureza e substituiu por Si próprio aquilo que os homens trouxeram e ofereceram a Deus (em outras palavras, aos deuses) como sacrifício. Um sacrifício é suficiente para ambos, israelitas e pagãos – isto é, o sacrifício de Cristo. Além do mais, o sangue dos animais separou os israelitas dos pagãos, ambos nos lugares onde foram oferecidos, pela divindade a quem eles ofereceram, pelo tipo de animal que foi oferecido e pelo modo como foi oferecido. E agora, o Mais Puro Sangue de Cristo une e faz de israelitas e pagãos irmãos. Um e outro se tornaram irmãos de sangue assim como todos nós, fiéis, somos irmãos de sangue por causa do Sangue de Cristo, pelo qual somos libertados da maldição e pelo qual somos alimentados. A parede de separação que estava no meio (Ef 2:14), que dividia e separava, Ele destruiu e juntou as mãos e os corações dos israelitas e dos pagãos. Através do que? Através do "Seu Corpo", i.e., pela verdade viva, pela verdade encarnada Nele próprio. A sombra da lei substituiu a verdade para os israelitas e as fábulas deram lugar à verdade para os pagãos. Ele removeu ambas e revelou a verdade viva no Corpo e o mundo viu e se alegrou.
Ó, Senhor Jesus Cristo, nosso abençoadíssimo Redentor, una os corações de nós, Seus fiéis.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém
às
06:00
Marcadores: Pastoral, Prólogo de Ohrid
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Santo Mártir Orestes
Orestes era da cidade de Tiana na Capadócia. Ele era Cristão de nascimento e médico por profissão. Ele foi duramente interrogado pelo perverso governador Máximo durante o reinado de Diocleciano. Quando, a princípio, o governador o aconselhou a negar a Cristo e adorar os ídolos, Orestes respondeu: "Se você conhecesse o poder do Crucificado, rejeitaria a falsidade dos ídolos e adoraria o Deus verdadeiro". Por isso, ele foi espancado e então, cortado e desconjuntado, depois foi queimado com um ferro vermelho de tão quente e finalmente foi jogado na prisão para morrer de fome. O jovem Orestes passou sete dias sem pão nem água. Ao oitavo dia, ele foi novamente levado à presença do governador que começou a ameaçá-lo com torturas terríveis. A isso Orestes respondeu : "Estou preparado a suportar qualquer dor tendo o sinal do meu Senhor Jesus Cristo inscrito no meu coração." O governador então ordenou que martelassem vinte pregos de ferro em seu pé, o atassem a um cavalo e o arrastassem por rochas e espinhos até que o mártir de Deus desse seu último suspiro. No lugar onde o corpo de Orestes foi jogado, um homem, brilhante como o sol, apareceu, juntou todos os ossos de Orestes e os levou a um monte perto da cidade de Tiana enterrando-os com honra. Esse maravilhoso santo apareceu a São Demétrio de Rostov e lhe mostrou todas as feridas em seu corpo.
"Sobre a elevação do homem por meio de Cristo ressuscitado"
Eis as alturas às quais Deus exalta o ser do homem! Aqui, a natureza divina de Cristo não é o assunto, mas antes a Sua natureza humana. Isso não é sobre o Verbo eterno de Deus, mas antes sobre o homem Jesus, a quem Deus ressuscitou dos mortos e exaltou – não apenas acima deste mundo inteiro visível e mortal, mas também acima do invisível e imortal, muito acima de todas as ordens de anjos e de poderes celestes; muito acima de todas as maravilhosas hierarquias dos céus, conhecidas e desconhecidas; muito acima de todo ser criado, conhecido e desconhecido; e muito acima de todo o nome nos mundos material e espiritual. Meus irmãos: vedes como nosso Todo Glorioso Criador cumpriu a promessa que fez a Adão quando o baniu do paraíso, e que repetiu com mais clareza a Abraão, e que repetiu com ainda mais clareza pelos profetas e por David? Vedes como o Senhor Sabaoth começou a glorificar a raça humana através da glorificação do homem Jesus, o Filho de Deus, em quem a divindade de Deus se encarnou? Como o primeiro em glória, Deus glorificou a Ele primeiro, e depois, em ordem, todos aqueles que são contados com Ele, e que pela graça do Espírito Santo estão designados e escritos no Livro da Vida para a glória eterna. Não é sem motivo que a Igreja canta para a Mãe de Deus: "Mais venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins". Onde o Senhor Ressuscitado e exaltado, sua Santíssima Mãe é também exaltado como o são também Seus Santos Apóstolos, de acordo com Suas palavras a Seu Pai Celestial. Pai, aqueles que Me deste quero que, onde Eu estiver, também eles estejam comigo (Jo 17:24).
Tal é a ilimitada conseqüência da descida de Deus a terra. Tais são os inefáveis frutos de Seus padecimentos.
Ó Senhor Jesus Cristo nosso Salvador, igual apenas a Teu Pai e ao Espírito Santo; ajuda-nos a desenredarmo-nos da profundeza do pecado pútrido e da estultícia sensual antes do fim.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém
às
09:46
Marcadores: Pastoral, Prólogo de Ohrid
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Consórcio de Ícones do "Atelier Ortodoxo São Lucas"
No domingo, 08 de novembro, foi entregue o 2º ícone do consórcio promovido pelo "Atelier Ortodoxo São Lucas" - São Sérgio de Radonege.
às
13:54
Marcadores: Atelier Ortodoxo São Lucas, Notícias da Eparquia
MORRE EM BELGRADO O PATRIARCA PAVLE DA SÉRVIA
Ontem, 15 de novembro de 2009, às 10h45min, horário local, no Hospital da Academia Militar, em Belgrado, após ter recebido o santo sacramento da Eucaristia, o Arcebispo de Pec, Metropolita de Belgrado e Karlovac, Patriarca Pavlos da Sérvia, repousou no Senhor. Há dois anos, o patriarca da Igreja Ortodoxa Sérvia tinha sido internado no hospital [...] ler mais…
às
09:25
Marcadores: Notícias Gerais
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Instantâneos da vida da Eparquia do Rio de Janeiro e Recife-Olinda, publicados por "Cerkiew.pl"
A página "Cerkiew.pl" foi criada pelos membros da Juventude Ortodoxa na Polônia e foi lançada na noite pascal, 5 de maio de 2002. O mesmo grupo é responsável pela páginas de fotos "Orthphoto.net".
A matéria pode ser acessada clicando-se aqui!
às
16:35
Marcadores: Notícias da Eparquia
sábado, 7 de novembro de 2009
"CANTO ORTODOXO Matinas e Liturgia Pascais" - edição 2009
Faça seu pedido através do email: admin@iconart.com.br
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Iº Workshop de Grafismo Iconográfico para jovens e crianças"
Foi realizado, sábado último, com a supervisão da monja Rebeca, o "Iº Worshop de Grafismo Iconográfico para jovens e crianças" do Atelier Ortodoxo São Lucas.
Devido ao interesse revelado pelos jovens no aprendizado da técnica iconográfica, a iniciativa do Atelier se estenderá para um curso mais elaborado e estará disponível em breve.
às
12:09
Marcadores: Atelier Ortodoxo São Lucas, Notícias da Eparquia