“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ssobre Deus Espírito Santo, o Glorificador "

Ele Me glorificará, porque há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar (João 16:14).

O Espírito Santo é igual ao Pai e ao Filho em poder. Tudo o que o Pai pode fazer, o Filho pode fazer, e também o Espírito Santo o pode. Tudo o que o Pai sabe, o Filho sabe, e também o sabe o Espírito Santo. Mas, de acordo com o amor infinito de Um pelo Outro e a Sua sabedoria infinita acerca da dispensação da salvação do homem, Eles aparecem aos homens Um de cada vez, do ponto de vista temporal. Como o Pai glorifica o Filho, assim o Filho glorifica o Pai e o Espírito Santo glorifica o Filho. Ele Me glorificará. O Filho não glorificou a Si mesmo? Sim, Ele o fez, mas não na medida em que poderia tê-lo feito; antes o fez apenas na medida em que os homens daquele tempo poderiam recebê-lo e suportá-lo. A seu tempo, o Espírito Santo revelará uma glória ainda maior do Filho de Deus, quando Ele, o Onigracioso, encher os fiéis com Seus dons da graça. Ele Me glorificará. Irmãos, o Senhor também fala essas palavras como uma lição para nós, para que, caso façamos alguma boa obra, deixemos que outros nos glorifiquem e não busquemos glorificarmo-nos a nós mesmos. Porque há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar.

Com essas palavras, o Senhor revelou a unidade do Espírito de Deus com Ele, e não a subordinação do Espírito. Antes Ele dissera: Ele vos guiará em toda a verdade (João 16:13). Para que os discípulos não pensassem que o Espírito sabe mais da verdade do que o Filho, ou que o Espírito é maior do que o Filho, Ele revelou que o Espírito há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar. O Cristo era capaz de guiar os discípulos em toda a verdade, mas àquela altura os discípulos não estavam preparados para receber toda a verdade. Portanto, o Espírito Santo os guiará em toda verdade, no tempo oportuno. E contudo, ao revelar-lhes toda a verdade, o Espírito não revelará nada que não seja conhecido pelo Filho, e muito menos alguma coisa que seja contrária ao conhecimento e à vontade do Filho. É por isso que o Senhor disse: Porque há de receber do que é Meu, e vo-lo há de anunciar.

Ó unidade maravilhosa da Santa Trindade, ó poder da Chama Triuna, luz e amor de um só e mesmo fogo! Ó Santa e Santíssima Trindade, acende o amor divino em nossos corações.

Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.