“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

“Sobre a divindade do Filho e Sua unidade de Essência com o Pai”

Quem Me vê a Mim vê o Pai (João 14:9)

Disse-Lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta (João 14:8). A essas palavras o Senhor Jesus replicou: Estou há tanto tempo convosco, e não Me tendes conhecido, Filipe? Quem Me vê a Mim vê o Pai (João 14:9). Assim respondeu o Senhor a Seu discípulo. Filipe queria ver Deus com seus olhos corporais. E contudo, por três anos olhara para o Cristo e não O reconhecera como Deus. Por quê? Porque antes da descida do Espírito Santo Filipe olhava com o corpo para o corpo. Em outras palavras, percebia com olhos corporais e via o Senhor Jesus Cristo como um homem. Não vira ainda a divindade no Filho de Deus Encarnado, e já desejava ver Deus Pai! Quem Me vê a Mim vê o Pai. Com isso o Senhor não quis dizer que era Deus Pai, mas que Ele e o Pai são de uma só Essência. Tanto quanto pôde Deus Se revelar aos homens, revelou-Se através do Filho, que apareceu aos homens como homem. Deus Pai não Se fez encarnado; Deus Espírito Santo não Se fez encarnado; mas Deus Filho Se fez encarnado. Como é que Ele poderia então mostrar Seu Pai aos olhos corporais de um homem mortal? É precisamente por isso que o Filho Se fez encarnado, para revelar-Se aos homens -- revelar a Si mesmo, ao Pai e ao Espírito Santo: unidade consubstancial, em três Pessoas. Quem Me vê a Mim vê o Pai. Aqui o Senhor fala de Sua natureza divina. Nela Ele é completamente igual e de uma só Essência com o Pai. Tanto é assim que se Felipe tivesse percebido a natureza divina do Cristo, não teria feito o pedido: Mostra-nos o Pai. Naturalmente, ele não poderia ter visto a natureza divina, pois que ela é espiritual e invisível; mas poderia ver – e ver claramente – as grandes obras do Cristo como uma manifestação de Sua natureza divina. Irmãos, até hoje alguns homens dizem "Mostrai-nos Deus, e acreditaremos!" Deveríamos dizer-lhes: "Eis que vos mostramos o Senhor Jesus, crede!" "Estou há dezenove séculos convosco, e não Me tendes reconhecido, ó homens?" Dezenove séculos repletos de Sua glória, milagres, poder, graça, misericórdia, santos e mártires! E há ainda estultos que perguntam: "Onde está Deus?"

Ó Senhor Cristo nosso Deus, abre os olhos espirituais daqueles que ainda não vêem, para que possam ver a majestade de Tua glória.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.