“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

“Sobre o estabelecimento da paz de Cristo”

Quão pictoricamente o profeta previu a Cristo, o Realizador da Paz! O profeta elucidou, um a um, os méritos do Salvador. Primeiro, revelou-O como o Doador da Nova Lei, uma lei para todos os povos sobre a terra. Por conseguinte, ilustrou Sua exaltação sobre todas as glórias terrenas e históricas. No trecho que lemos acima, o profeta apresenta-O como o Cumpridor da Paz, cujo poder e amor farão das espadas arados e das lanças podadeiras. Já se cumpriu essa grande profecia da paz? Sim, já, se bem que ainda existam guerras. Veja: as guerras entre os povos cristãos não são como as guerras entre os pagãos. Os pagãos lutam com orgulho, ao passo que os cristãos lutam com vergonha. As crenças pagãs concedem apenas seus próprios céus aos soldados, enquanto que a Fé Cristã promete o Céu aos santos. Como cristãos às vezes cometem, devido às suas fraquezas, os mesmos pecados dos pagãos, do mesmo modo aqueles também cometem o pecado de promover a guerra. Todavia, Deus perscruta os corações e conhece a disposição com que os pagãos pecam e a com que os cristãos pecam. Os Fariseus negaram a Cristo, e Pedro também O negou. Mas, os Fariseus negaram-Lhe com uma malícia irredutível, mas Pedro foi por vergonha, para arrepender-se e confessá-Lo novamente.

Irmãos, o que podemos dizer sobre as espadas e lanças das paixões, pelas quais assassinamos nossas almas e a alma de nosso próximo? Oh, quando transformaremos essas espadas em arados que lavrarão profundamente as almas e semearão a nobre semente de Cristo em nós mesmos? E quando faremos das lanças podadeiras, para extrairmos o joio de nossas almas e queimá-lo? Somente então, a paz de Cristo habitará em nossas almas, assim como habita nas dos santos. Quem, portanto, chegaria a pensar em guerra contra seus próximos ou povos vizinhos?

Oh, quão admirável é a visão de Isaías, filho de Amós, o profeta de Deus!

Oh, quão admirável é a visão de Isaías, filho de Amós, o profeta de Deus!