“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

domingo, 23 de agosto de 2009

"Sobre a fraqueza dos pecadores"

Para o meu povo, crianças são seus opressores, e mulheres governam sobre eles (Isaías 3:12).

Tudo o que é de Deus é belíssimo e sapientíssimo. Todas as coisas criadas por Deus percorrem obedientemente seu respectivo rumo traçado por Ele. As estrelas movem-se, animais vivem, e as correntes atmosféricas correm – tudo de acordo com a ordem estabelecida por Deus. Apenas o homem, a mais inteligente criatura, abandona muitas vezes a trilha de Deus, caindo na ignorância e abrindo estranhos caminhos de acordo com suas idéias. Por causa disso, pode acontecer que crianças conduzam ao invés de anciães, e – ao invés de homens – mulheres passem a governar. Quando crianças governam, reina a opressão. Quando mulheres governam, geralmente reina a desordem. Quando essas coisas são permitidas por Deus – o que não acontece ao menos que o povo peque, ou pela permissão divina – o povo encontra-se sob punição de seus pecados no mesmo modo em que um inimigo tivesse subjugado a terra em uma guerra. Pois toda opressão é guerra, e toda desordem é punição dos pecados.

Do mesmo modo em que a opressão e a desordem são capazes de reinar sobre uma nação, elas também são de reinar na alma do homem. Imaturos e ímpios pensamentos são contribuídos por parte das crianças, e alimentar pensamentos sensuais e físicos é contribuição das mulheres. Ao prevalecerem pensamentos ímpios e impuros, eles oprimem o homem e lançam-no de mal a pior – como uma criança vingativa. Quando prevalecem os pensamentos físicos sobre os espirituais e a sabedoria masculina – que é de Deus, eles governam o homem qual uma mulher má. Sob o conceito espiritual de “mulheres”, o profeta compreende não apenas as mulheres, mas também homens com a fraqueza das mulheres.

Assim, para que a petulância das crianças e os caprichos de mulheres não dominem um homem (ou uma nação), é necessária aderir-se firmemente à lei prescrita por Deus para os homens, tal como todas as coisas criadas aderem-se às leis que lhes foram prescritas por Deus.

Senhor, Nosso Criador e Doador da Lei, ilumine-nos e fortalece-nos. Ilumine-nos com a graça do Espírito, para que possamos sempre conhecer Tua Lei. Fortalece-nos com o poder do Espírito, para que possamos sempre aderir-mos à Tua Lei.

A Ti, sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.