“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Grande Festa da Procissão da Venerável e Vivificante Cruz - 01/14 de agosto

Essa festa foi instituída por mútuo acordo entre os gregos e os russos na época do Imperador grego Manuel e o do Príncipe russo André, em comemoração pelas vitórias simultâneas dos russos sobre os búlgaros e dos gregos sobre os sarracenos. Em cada uma das batalhas, cruzes – das quais emanavam raios celestiais – foram transportadas pelos exércitos. Deste modo, ficou estabelecido que, em 1º. de agosto, a Cruz seria levada em procissão primeiro ao meio da Igreja da Divina Sabedoria [Haghia Sophia] e, em seguida, pelas ruas da cidade para veneração das pessoas, como comemoração pelo miraculoso auxílio da Cruz nas batalhas. Esta não era uma cruz comum, mas a própria Verdadeira Cruz, que estava sendo guardada na igreja da corte imperial. Em 31 de julho, trouxeram a Venerável Cruz da corte imperial à Igreja de Haghia Sophia e, de lá, foi levada pelas ruas, para consagração da terra e do ar. Finalmente, em 14 de agosto, ela retornou à corte do palácio imperial.

Tropário da Santa Cruz, t. 1
Salva, Senhor, o Teu povo e abençoa a Tua herança. Concede aos Teus fiéis a vitória sobre os seus adversários e, pela Tua Cruz, protege as nossas cidades.

Kondákion da Santa Cruz, t. 4
Tu Te submeteste livremente de ser elevado sobre a Cruz, ao povo novo chamado pelo Teu Nome concede a Tua benevolência, ó Cristo nosso Deus, dê força aos Teus fiéis servidores, proteja-os de toda adversidade: que Tua aliança lhes seja uma arma de paz, um troféu invicto.
Hino de Louvor
Diante da Venerável Cruz de Cristo,
Prostram-se todos veneravelmente:
Pelo poder dela, a Cruz de Cruz,
Somos libertados das adversidades.
A Santa Cruz é mais poderosa que os demônios,
E do que qualquer rei da terra.
A Cruz nos salva das doenças,
E dos assaltos dos bárbaros.
Pelo poder da Cruz, o Príncipe André
Resgatou sua terra subjugada;
O Imperador Manuel, pelo poder da Cruz,
Gloriosamente derrotou os Sarracenos.
Incomensurável poder, mostrou-se a Cruz ser
Mais do que os exércitos dos pagãos,
Mais do que a violência dos agressores,
Mais do que todos os males.