“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 29 de abril de 2009

MENSAGEM PASCAL -2009

Do Santo Sínodo dos Bispos da Igreja Ortodoxa Autocéfala da Polônia para os veneráveis clérigos, reverendos monges e para todos os fiéis.

“Cristo ressuscitou dos mortos pela morte Ele venceu a morte
e aos que estavam no túmuloCristo deu a vida”
(Tropário Pascal)

CRISTO RESSUSCITOU!

Pela misericórdia de Deus podemos, de novo, ouvir as palavras salvíficas do tropário pascal, anunciando-nos a vitória da vida sobre a morte, alegremente encontrando a festa da Ressurreição de Cristo. Hoje todos nos unimos ao Triunfo da Santa Páscoa do Senhor, iluminando todo o mundo com a inextinguível Luz da vida eterna.

Pelo ilimitado amor divino à Sua criação o Senhor Jesus “para nós e para nossa Salvação” encarnou, sofreu e morreu na cruz, para levar sobre Si o pecado do mundo e ressuscitar “para nossa justificação” (Rm 4, 25). Tudo isso realizou pelo Seu divino amor sem limites, amor até a morte para conduzir o homem decaído ao objetivo para o qual ele havia sido criado. Na pessoa do Salvador ressuscitado tudo isso nos é restituído, o que perdemos em Adão, assim como nos é dado tudo, o que é indispensável para a herança do reino celeste e para o retorno da grandeza dos filhos de Deus.

O Deus-homem ressurgiu dos mortos e tornou-se o Novo Adão, Regente do renascimento do gênero humano. A Ressurreição de Cristo abriu-nos o caminho para o céu e, por isso, a Igreja hoje canta no cânon pascal “Da morte para a vida e da terra para o céu Cristo Deus nos transportou a nós que cantamos este hino triunfal” (1º hirmos do cânon pascal). A Páscoa de Cristo nos convence sobre o perdão, que iluminou a humanidade através do vivificante Túmulo e fortalece a esperança na futura ressurreição de todos aqueles que possuem fé.

Celebrando a Ressurreição de Cristo e participando nos ofícios pascais recíproca e simultaneamente proclamamos a todo o mundo o Cristo Filho de Deus como Salvador do mundo, que pela Sua encarnação, morte e ressurreição deificou a natureza humana e nos deu a possibilidade de usufruir da graça do Espírito Santo.

Cumprimentando todos com as palavras “Cristo Ressuscitou” como as mulheres com os aromas e os apóstolos de Cristo, que ouviram: “Ide anunciai ao mundo, que o Senhor ressuscitou destruindo a morte” (hipakoi), proclamamos o Filho de Deus “Salvador do gênero humano”.

A celebração pascal nos mostra o grande sentido da vida humana, o contato com esta verdade, sobre a qual o próprio Salvador fala: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). A Guardiã e infalível tradutora da plenitude da Verdade da revelação Divina é a Santa Igreja Ortodoxa. Ela isso revive, fortalece e espiritualmente nos alimenta. Ela é nossa única pedagoga no caminho para a perfeição moral na terra e para a salvação eterna. Dois mil anos da história da Igreja de Cristo testemunham o cumprimento dessa promessa, dada pelo Criador Divino: “Edificarei minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela” (Mt 16, 18). Toda a História testifica sobre isso, nessa mesma história das últimas décadas. O século XX foi pleno de experiências para os fiéis ortodoxos e para a nossa Igreja.

Neste ano completam-se os setenta anos da eclosão da II Guerra Mundial, que trouxe muitos sofrimentos e morte de pessoas inocentes. Além destas dificuldades no tempo da guerra enormes mudanças afetaram a Igreja Ortodoxa da Polônia. Muito dolorosas para nós foram as mudanças nas fronteiras da nossa pátria, que resultaram muitas vezes na diminuição da quantidade de paróquias, mosteiros, clero e fiéis. Pode-se com plena convicção dizer que depois da guerra precisou-se, de novo, restabelecer toda a estrutura da nossa Igreja, e a preocupação com o retorno das atividades das dioceses, dos mosteiros e escolas espirituais, indispensáveis para a preparação de novos sacerdotes. Foi necessário trabalhar em condições totalmente novas, em condições de beligerante ateísmo e do regime comunista. Nossa Igreja conseguiu sobreviver a estes tempos difíceis e sair deste período fortalecida, conseguindo trabalhar em diversas condições históricas.

Neste ano completam-se, também, os vinte anos de mudanças políticas na nossa pátria, que mudaram radicalmente as condições de atividades da nossa Igreja. Estas mudanças restabeleceram as possibilidades de trabalho em diversas áreas. Exatamente neste ano completam-se vinte anos do momento quando nossos padres e catequistas de novo iniciaram a ensinar religião nas escolas. Isto permitiu na mais ampla forma de trabalho no campo da catequização de nossas crianças e jovens.

Estas modificações deram, também, aos nossos padres a possibilidade de trabalho em hospitais, no exército, em prisões e em escolas. Existem sacerdotes nestas instituições, de modo a proclamar a fé em Cristo, a esperança da vida eterna e na ressurreição dos mortos e, desta maneira mostrar a todos o sentido de nossa existência na terra.

Apesar dos fiéis terem estas possibilidades, observando-se a vida contemporânea da sociedade podemos notar, que o mundo cada vez mais e mais se afasta de Deus. No mundo existe muito ódio, derramamento de sangue e injustiças. Com este estado de intranqüilidade deveríamos envidar esforços para a adequada educação de nossos jovens e crianças, de nossas futuras gerações. Temos a obrigação de ensiná-los uma adequada visão de mundo, de amor ao próximo e de fé. Indicar o objetivo e sentido da vida. Desta maneira eles poderão seguir o caminho que leva à eterna felicidade no reino celeste.

Se nossos esforços forem coroados de sucesso, nossas crianças e jovens na vida diária serão piedosos e bem educados, responsáveis, compassivos e pacientes, dispostos a imitar Cristo. Nisto concentra-se os nossos esforços cristãos. No caminho de seu cumprimento são grandes as dificuldades, tristezas e decepções. Relembremos, entretanto, as palavras do apóstolo Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4, 13). Nosso Senhor Ressuscitado nos dá a ajuda da graça, e através dos sacramentos da Igreja encontraremos a força espiritual e em nossa fraqueza aperfeiçoa-se a força divina (2 Co 12, 9). Quais obstáculos não encontraremos no caminho? O Salvador ressuscitado do túmulo está sempre conosco, Ele com amor fortalece e sustenta seus filhos fiéis.

Nesta santo e solene dia da Santa Páscoa do Senhor cumprimentamos o venerável clero, os monges, as crianças, os jovens e todos os fiéis da nossa Santa Igreja Ortodoxa da Polônia.

Em oração desejamos a todos a plena alegria espiritual e os abundantes dons da Santa Páscoa de Cristo. No dia pascal, em que celebramos a festa devemos lembrar de compartilhar nossa alegria com os necessitados, com os pobres, com os solitários próximos a nós e a todos levar a Boa Nova da Ressurreição de Cristo.
CRISTO EM VERDADE RESSUSCITOU!

Pela Misericórdia Divina, humildemente:

+ Sawa, Metropolita de Varsóvia e toda a Polônia
+ Simão, Arcebispo de Lodz e Poznan
+ Adão, Arcebispo de Peremysl e Novy Sonde
+ Jeremias, Arcebispo de Vratislávia e Estétino
+ Abel, Arcebispo de Lublin e Chelm
+ Miron, Bispo de Gajnovka
+ Tiago, Bispo de Bialystok e Gdansk
+ Gregório, Bispo de Bielski
+Chrisóstomo, Arcebispo do Rio de Janeiro e Olinda-Recife
+Ambrósio, Bispo de Recife
+ Jorge, Bispo de Siemiatycz
+ Paísios, Bispo de Piotrkow
Páscoa de Cristo do Ano de 2009,Varsóvia.