“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

"Sobre Davi"

E disse Davi a Natã: "Pequei contra o Senhor" (II Reis 12:13).
Minhas lágrimas têm sido o meu pão do dia e da noite (Salmo 41:4).

O Rei Davi pecou contra Deus e se arrependeu, e Deus o perdoou. O pecado do rei foi grande, mas ainda maior foi o seu arrependimento. Ele era culpado perante Deus de dois pecados graves: adultério e homicídio. Mas quando Natã, o profeta de Deus, o censurou, ele exclamou angustiado: Pequei contra o Senhor! Dessa forma ele confessou seu pecado e se arrependeu amargamente, muito amargamente. Prostrado pelo pesar, orava a Deus chorando, jejuando, jazendo em terra e suportando mansamente os terríveis golpes que Deus mandava contra ele, sua casa e seu povo por causa de seus pecados. Em seus salmos penitenciais, ele diz: Eu sou verme e não homem (Salmo 21:7); Pela voz de meu gemido, o meu osso aderiu à minha carne (Salmo 101:6); Vigilei (...) pois comi cinzas como pão e misturei com lágrimas minha bebida (Salmo 101:8,10); Meus joelhos enfraquecem pelo jejum (Salmo 108:24). Aqui está o verdadeiro arrependimento; aqui está um verdadeiro penitente! Ele não se empederniu no pecado nem caiu em desespero; mas, esperando na misericórdia de Deus, arrependeu-se incessantemente. E Deus, Que ama o penitente, usou de misericórdia para com este modelo de penitência. Deus o perdoou e o glorificou acima de todos os reis de Israel; Ele lhe deu a grande graça de compor as mais belas orações penitenciais e de profetizar a vinda ao mundo do Santo Salvador, que viria da sua estirpe. Irmãos, vedes quão maravilhosa é a misericórdia de Deus para com os penitentes? Tanta misericórdia Deus teve para com esse penitente Davi que Ele não se envergonhou de tomar para Si a carne da estirpe de Davi. Bem-aventurados os que não se petrificam no pecado, nem caem em desespero por causa do pecado. O arrependimento salva do mal tanto um como o outro.

Ó Senhor Misericordioso, abranda nossos corações com lágrimas de arrependimento.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.