“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

"Sobre a vontade de Deus de que todos os cristãos sejam santos"

Como também nos elegeu Nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante Dele em caridade (Efésios 1:4)

Somente a Igreja ensina e mostra que primeiro houve um plano para o mundo e depois o mundo foi criado. Esse plano estava na sabedoria, vontade e poder de Deus. E nós, cristãos, como a Igreja de Deus, estamos nesse plano. De acordo com esse plano, Deus nos escolheu antes da fundação do mundo para a santidade, a justiça e o amor. Deus nos escolheu de antemão e nos adotou através Dele – através de quem? Através do Senhor Jesus Cristo. Pois tudo o que somos para Deus, o somos para Ele através de Jesus Cristo. O homem não tem outra ligação, outro relacionamento ou outro parentesco com Deus além de Jesus Cristo, e assim a nossa escolha e adoção foram através do Senhor Jesus Cristo. Ele escolheu a nós, Sua Santa Igreja, segundo o beneplácito de sua vontade (Efésios 1:5), assim como havia outrora escolhido Israel dentre todas as nações da terra. Que ninguém diga que essa escolha de Deus destrói o livre arbítrio do homem, de modo que nem um cristão tem mérito por ser cristão e nem um pagão é condenado por ser pagão. Não; essa é uma interpretação totalmente errônea. Pois outrora Deus também escolheu Israel e alguns em Israel pereceram, enquanto outros foram salvos. Ele também escolheu Sua Santa Igreja, chamando a ela todas as nações e povos. Mas a salvação daqueles dentre os escolhidos não depende somente da escolha de Deus, mas também da vontade e esforço do homem.

Ó Deus eterno, nosso criador, que nos escolheste para a salvação antes mesmo de nos teres criado, tem misericórdia de nós e salva-nos!

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém