“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sábado, 13 de dezembro de 2008

"Sobre a ignorância e dureza de coração dos pagãos"

Os gentios andam na vaidade de sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração (Efésios 4:17-18).


Que é a vaidade, meus irmãos? Tudo o que é visto fora de Deus, separado de Deus e feito sem o temor de Deus. Que é a vaidade da mente, meus irmãos? Viver e interpretar a vida não pela Lei de Deus mas antes pelos próprios pensamentos e desejos passageiros. Donde vem, meus irmãos, esse mal aos homens? Da dureza de coração e da ignorância interior. O que significa a dureza de coração, irmãos? Significa um coração vazio do amor de Deus e do temor de Deus e repleto de luxúria e de temor de tudo por amor ao corpo. Irmãos, que nasce da dureza de coração? A ignorância -- a completa ignorância das coisas divinas, dos caminhos divinos e das leis divinas; um coração completamente entorpecido para a vida espiritual e para o pensamento espiritual. Qual é a conseqüência final, irmãos, da dureza de coração e da ignorância da verdade divina? Um entendimento obscurecido e a alienação do Deus Vivo. O entendimento obscurecido acontece quando a mente do homem se torna tão obscurecida quanto o corpo, e a luz que há no homem se torna trevas. Oh, que trevas! Um entendimento obscurecido é uma mente obscurecida. Uma mente obscurecida não conhece o sentido de nada, ou nega o sentido de tudo. Numa tal condição, um homem fica alienado da vida de Deus, resseca e morre como uma parte do corpo amputada do corpo. Assim são os pagãos; assim são os ímpios; e assim são os de pouca fé ou os falsos cristãos. Mas até o lenho seco, quando regado com a água vivificante do Cristo, vêm à vida e floresce verdejante. Até o mundo pagão ressequido foi ressuscitado e trazido à vida pelo Cristo Senhor. Quanto mais aconteceria com pecadores cristãos arrependidos!

Olhemos para nós mesmos, meus irmãos. Façamos isso todo dia. Perguntemo-nos a cada dia se nos tornamos obscurecidos e alienados da vida de Deus por causa de nossa vaidade. Em breve haverá a morte, o fim e o juízo. O lenho seco será lançado ao fogo inextinguível.
Ó Senhor Jesus, nossa Mente e nossa Vida, ajuda-nos a pensar Contigo e a viver Contigo.

A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém