“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

"Sobre aquilo que constitui a unidade dos fiéis"

(...) um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos (Efésios 4:5-6).



Aqui está a razão importantíssima e extremamente óbvia para todos os cristãos guardarem a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Efésios 4:3) e ser um só corpo e um só espírito (Efésios 4:4). Pois o Único Senhor Jesus Cristo é nosso Criador, Redentor e Ressuscitador. Não há dois Cristos verdadeiros, para que haja divisão entre nós. Um só e o mesmo sangue foi derramado sobre a Cruz por todos nós, assim como uma só e mesma boca orou por todos nós no Getsêmani. Temos uma fé única na Santa Trindade, indivisível e vivificante: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, um em Essência e três em Pessoas – o Pai não gerado, o Filho gerado e o Espírito que procede do Pai. Temos um só batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Esse batismo é por imersão tríplice na água, para a morte para o pecado e o demônio, e para a ressurreição e vida no Cristo Senhor. Um só Deus e Pai de todos – o Pai do Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, que por meio do Cristo e por causa do Cristo nos adota e dá o direito de dizermos a Ele "Pai nosso".


Vedes, meus irmãos, quão fortes são os vínculos que nos unem? Nem mesmo as próprias estrelas estão ligadas por vínculos tão fortes, nem a água à terra, e nem o fogo ao ar. Vedes as avassaladoras razões que temos para a unidade? Tudo o mais que, da mão esquerda, nos compeliria à divisão é irrelevante comparado a essas razões, como um grão de areia comparado às altas montanhas. O demônio não pode destruir nossa unidade se não o ajudarmos. O demônio jamais pode nos sobrepujar se não nos rendermos a ele.


Ó Senhor Jesus, doce e gracioso, quão firmemente nos vinculaste para o bem eterno! Rogamos para que nos guarde neste vínculo.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.