“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

domingo, 7 de dezembro de 2008

Santa Megolomártir, e Virgem, Catarina de Alexandria (+c.305) - 24 nov/07

Catarina era filha do Rei Consto. Após a morte de seu pai, ela foi morar com sua mãe em Alexandria. Sua mãe era cristã em segredo e, através de seu pai espiritual, levou Catarina à fé cristã. Em uma visão, Catarina recebeu um anel do próprio Senhor Jesus como sinal de seu enlace com Ele. Esse anel continua em seu dedo até hoje. Catarina recebeu muitos dons de Deus e tinha grande conhecimento de filosofia grega, medicina, retórica e lógica. Além disso, era dotada de uma beleza física incomum. Quando o iníquo Imperador Maxêncio ofereceu sacrifício aos ídolos e ordenou que os outros fizessem o mesmo, Catarina enfrentou o imperador corajosamente e denunciou seus erros idólatras. O imperador, ao ver que ela lhe ultrapassava em sabedoria e conhecimento, intimou cinqüenta de seus homens mais sábios para discutir com ela assuntos relacionados à fé e envergonhá-la em público. Catarina os excedeu em sabedoria e os envergonhou. Enfurecido, o imperador ordenou que todos os cinqüenta homens fossem queimados. Pelas orações de Santa Catarina, todos os cinqüenta confessaram o nome de Cristo e se declararam cristãos antes da execução. Depois de Catarina ter sido encerrada na prisão, ela converteu o comandante do imperador, Porfírio, e mais duzentos soldados à fé cristã, assim como a própria imperatriz Augusta Basilissa. Todos eles sofreram por Cristo. Durante a tortura de Santa Catarina, um anjo de Deus veio até ela e destruiu a roda na qual a santa virgem estava sendo torturada. Depois disso, o Senhor Jesus Cristo apareceu para ela e a confortou. Após muitas torturas, Catarina foi decapitada com dezoito anos de idade, no dia 24 de novembro de 310. Ao invés de sangue, leite jorrou de seu corpo. Suas relíquias miraculosas estão no Monte Sinai.

Hino de Louvor
A sábia Catarina, uma princesa terrestre,
Se tornou uma mártir por Cristo, o Salvador.
O tolo Maxência lhe ofereceu a vida:
Se ela aceitasse se tornar sua esposa!
A santa Catarina, pura como ouro,
Respondeu ao imperador da seguinte maneira:
"Meu noiva é o Cristo Ressuscitado,
E não desejo o amor de um homem corrupto.
Buscar meu corpo: aquele que é podre busca a corrupção,
Assim como o espírito incorrupto busca a imortalidade.
O revestimento físico deve definhar-se,
O homem verdadeiro cuida da sua alma imortal.
Faz o que quiseres, e me torture-
Queime-me no fogo, me vire em uma roda;
Não posso renunciar minha própria alma,
Nem adorar ninguém como Deus a não ser Cristo.
Lembra-te, ó Imperador, que em breve morrerás,
E vermes surgiram do teu cadáver-
Vermes te glorificarão e verme te comerão,
Uma maldição irá te acompanhar, e uma maldição irá te encontrar;
Pois ousas lutar contra Cristo, Que é mais poderoso do que a morte.
Permaneces embaixo da Rocha e Ele irá te esmagar''.
Santa Catarina, virgem de Cristo,
Desprezastes o trono pela verdade eterna;
E por isso agora reinas no Reino eterno,
E cantas com os anjos, no meio do doce Paraíso.

Tropário, t.5
Cantemos à ilustre esposa de Cristo, Santa Catarina, a protetora do Sinai, aquela que é para nós refúgio e socorro; ela fez calar com a espada do Espírito, brilhantemente, os sofismas dos ímpios; doravante, coroada mártir, por nós todos ela implora a graça da salvação.

Kondakion, t.2
Neste dia, amigos dos Mártires, fazei um coro divino para glorificar a sapientíssima Catarina; sob a arena, de fato, ela proclamou o Cristo, e esmagou aos pés a serpente, ela que desprezou o saber dos filósofos