“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

domingo, 9 de novembro de 2008

“Sobre o coração pronto para Deus”

Meu coração está pronto, ó Deus, meu coração está pronto (Salmo 57:7)


Irmãos, bem-aventurado aquele capaz de assim falar a seu Senhor! Bem-aventurado aquele cujo coração está completamente pronto para seguir a vontade de Deus. A prontidão do coração do homem reside nisso: em seguir com alegria a vontade de Deus e não se confundir com os próprios pensamentos e desejos. No começo, o arrependido Rei Davi seguia seus próprios pensamentos e desejos pecaminosos e era como um barco num mar tempestuoso. Porém, quando percebeu que a tempestade haveria de afundá-lo, voltou-se para Deus com grande arrependimento e lágrimas e rendeu inteiramente a Deus o barco de sua vida. Meu coração está pronto, ó Deus, meu coração está pronto! clamou com grande paz na alma, pois sabia que confiara seu barco às mãos do Habilidosíssimo Timoneiro. A tempestade ainda assolava, ventos e ondas ainda o assaltavam, mas ele não tinha medo, convencido de que nada poderia destruir seu barco e que seu barco navegaria com segurança até um porto seguro. Um "coração pronto" significa um coração purificado do orgulho e humildado perante a sabedoria e o poder majestosos de Deus. Um "coração pronto" significa um coração esvaziado de todos as ilusões e desejos mundanos e repleto de nada que não sejam aspirações por Deus e amor a Deus. Um "coração pronto" significa um coração curado de toda inquietação, preocupação e temor, aquietado e encorajado pela presença da graça de Deus. Cantarei e darei louvores em minha glória (Salmo 57:7), prossegue o Salmista. Isso mostra que seu coração está verdadeiramente pronto: ele não está orgulhoso de sua glória real, mas a atribui a Deus. Ele se humilhou perante Deus como um nada; agora, seu único prazer é exaltar e glorificar a Deus. Sua glória pessoal apenas lhe dá uma razão para glorificar o seu Deus Todo-Glorioso.


Irmãos meus, esforcemo-nos para que nossos corações estejam prontos em breve diante de Deus; prontos para ouvir a palavra de Deus, prontos para seguir a vontade de Deus, prontos para glorificar o Deus Vivo.


Ó Senhor Deus, nosso Criador Imortal, ajuda-nos a prepararmos os nossos corações, para que possam ser vasos de Tua graça vivificante.


A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.