“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"Sobre como os anjos batalham pelos justos "

O anjo do Senhor acampa ao redor daqueles que O temem e os liberta (Salmo 34:7).

O anjo do Senhor fará batalha por aqueles que temem a Deus. Isso tem sido claramente demonstrado muitas vezes, conforme registrado, e têm ocorrido em inúmeras ocasiões que não foram registradas. O Arcanjo Miguel pegou em armas por Josué, filho de Nun. Um anjo batalhou pelo justo Rei Ezequias e, numa noite, destruiu o exército dos caldeus. Quantas vezes os anjos visitaram os apóstolos e mártires cristãos na prisão, fortalecendo-os e fazendo-os regozijar? A consolação do justo vem de saber que Deus é Onividente e vê seu infortúnio; que Deus é Onipotente e tem poder de salvá-lo do infortúnio; e que Deus é Todo-Misericordioso e o salvará do infortúnio. Deus enviará Seu anjo radiante em auxílio do justo. O justo não terá que lutar contra seu tirano, pois o anjo de Deus batalhará em seu lugar. Quando o anjo de Deus pega em armas, que exército se atreve a confrontá-lo? Que império moverá guerra contra ele? Num Salmo anterior, diz o Profeta Davi: Nenhum rei é salvo pela multidão de um exército; um forte não é salvo por sua grande força. Um cavalo é uma esperança vã de segurança (Salmo 33:16-17).

Daí que não os ajuda em nada se os injustos, os mundanos, forem aliados. Quando o anjo de Deus pegar em armas, tudo rebentará como bolhas na água. Mesmo já rei, Davi se lembrava de como, sendo um simples menino pastor, ele matou com uma funda Golias, um gigante armado até os dentes. Em muitas ocasiões, Davi sentia a assistência do anjo de Deus. Eis por que ele podia, com confiança, consolar o oprimido justo com aquelas palavras de conforto e força: o anjo do Senhor acampa ao redor dos que O temem e que O servem, e um anjo de Deus os libertará.
Irmãos meus, não duvidemos dessas palavras, mas com coração ponderemos, no dia a dia, como o anjo de Deus nos abandona com tristeza quando pecamos e como ele se apressa ao nosso auxílio com alegria e inefável poder, quando nos arrependemos e imploramos a misericórdia de Deus.
Senhor Deus, nosso Criador, Rei de miríades de anjos: perdoa-nos, salva-nos e proteja-nos pelos teus santos anjos.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.