“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

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quinta-feira, 30 de outubro de 2008

“Sobre as chagas corruptas do pecado”

As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas, por causa da minha loucura (Salmo 38:5)
O profeta fala das chagas do pecado que ele mesmo cometera e das quais sentia vir de si mesmo o mau-cheiro do pecado. Tal como esse reconhecimento revela a impureza dos pecados anteriores, assim também se revela a pureza subseqüente do arrependido. Pois enquanto o homem segue a trilha corrupta do pecado, não sente seu mau-cheiro sufocante; mas quando se retira desse caminho e envereda pelo caminho puro da retidão, sente a inexprimível diferença entre pureza e impureza, entre o caminho da virtude e o caminho do vício. Imaginai um homem que passa a noite numa taverna fétida e, na manhã seguinte, se encontra num jardim de rosas. Antes havia fedor, veneno, degradação da alma e do corpo, ira, discórdia e tormenta para si mesmo e para o próximo. Depois, há o grande sol de Deus no céu, belas flores por toda parte, ar fresco, uma fragrância adorável, serenidade e saúde. Imaginai isso e compreendei que há uma diferença ainda maior entre o caminho do pecado e o caminho de Deus. As minhas chagas cheiram mal e estão corruptas. Assim o grande rei descreve os frutos de seu passado pecaminoso. Nada é tão fétido quanto o pecado, nada supura tanto e nada se espalha tanto quanto o pecado. O fedor das chagas corporais sugere, apenas numa escala menor, o insuportável mau-cheiro de uma alma pecaminosa. É por isso que todas as coisas santas se distanciam de tal alma. Os puros espíritos celestiais se escondem dela e os espíritos impuros do hades buscam a sua companhia. Qualquer pecado novo é uma chaga recente sobre a alma; qualquer pecado é corrupção e mau-cheiro. Como surge o pecado? Da minha loucura, explica o profeta. Uma mente extraviada de seu rumo divino leva o homem ao pecado. Antes que a mente se purifique, o homem não pode se purificar. Mas nós temos a mente de Cristo (I Coríntios 2:16), diz o Apóstolo. Em outras palavras, temos uma mente posta de volta em seu rumo, como a mente de Adão antes do fedor pecaminoso. É por isso, irmãos, que todo ensinamento ortodoxo sobre o ascetismo concentra-se num único ponto principal: a mente do homem, a purificação e correção da mente.
Senhor Jesus Cristo, Pureza e eterna Fonte de pureza, ajuda-nos a rejeitar nossa loucura; ajuda-nos a raciocinar segundo a Tua mente.
A Ti sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.