“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

"Sobre o Verbo de Deus, o Criador do mundo"

Ele estava no princípio com Deus.
Tudo veio à existência por Ele (Jo.1, 2-3)

Irmãos, o Evangelista está se referindo ao temível Logos de Deus, do inteligível e racional Verbo, da eterna Sabedoria de Deus, do co-Eterno Filho de Deus. Este temível Verbo é uma de uma Essência com o Pai e com o Espírito Santo, ainda que hipostaticamente diferente do Pai e do Espírito Santo, pois Ele foi gerado do Pai não-gerado. Ele sempre esteve, está e estará. Quando esteve o Verbo de Deus? O Evangelista responde: No princípio. O que significa este no princípio? Significa o "primeiro", "o primeiro de tudo". Assim, antes de tudo, estava o Verbo de Deus em Deus, tem sempre sido um ser com o Pai e sempre o Filho, em hipóstase, mas ainda não encarnado. Mais tarde, o Verbo de Deus encarnou-se e apareceu num corpo por amor à humanidade. Quando ainda era o Verbo não-encarnado em Deus, tudo veio à existência por Ele. Céus e terra e todos os mundos habitados, celestiais e terrenos: tudo veio à existência por Ele, pelo Verbo de Deus, quando ainda estava em Deus, mas não encarnado. Sem o Verbo de Deus, nada criado viria à existência. Ele era a Vida e a Luz, e a Luz brilhou na escuridão, mas a escuridão não A compreendeu (João 1:5). Antes de mais nada, a morte e o pecado representam a escuridão. Esta escuridão não dominou o Filho de Deus. O próprio mundo criado é escuridão diante de Deus, ainda que, nesta escuridão, fulgure o Verbo de Deus, a Sabedoria de Deus, racional, inteligível e majestosa. Toda a criação estaria jazendo em trevas, se a luz mística do Filho de Deus – por Quem todas as coisas foram criadas – nas a iluminasse.

Ele [o Verbo] estava no princípio em Deus, e o que aconteceu, então? E o Verbo Se fez carne (João 1:14). O relato da criação do mundo conduz-se a este momento e, deste momento inicia-se a história da salvação do homem. Ao assumir a carne, o Verbo de Deus não Se separou de Deus, o Pai e de Deus, o Espírito Santo (pois a Divina Trindade é indivisível), mas revestiu-Se no corpo e alma de homem, para que na sombra do corpo Ele, o Sol dos sóis, pudesse aproximar-Se dos homens e salvá-los.

Ó irmãos meus, quão doce e inexpressivelmente magnífico é o mistério da Encarnação de Deus! Se abraçarmos este mistério com nosso coração, será mais fácil contemplá-lo com nossa mente.

Senhor, Amoroso Salvador, Glória do Pai e Alegria do Espírito Santo, tem piedade de nós e salva-nos. A Ti, sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.