“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

terça-feira, 23 de setembro de 2008

"Sobre a mudança da água em vinho"

Este foi o início dos milagres que Jesus fez, em Cana da Galiléia (Jo.2, 11)


Nosso Deus é Todo-Poderoso. Seu poder conhece nenhum limite e está acima de qualquer descrição. Ele criou toda a Criação pela Sua Palavra: Pela Palavra do Senhor os céus foram feitos (Salmo 33: 6). Pela Sua Palavra, ele criou o corpo do homem. Pela Palavra de Deus, a terra sem vida transformou-se no corpo do homem, dos animais e das plantas. Pela Palavra de Deus, a água corrente modifica-se em vapor e o vapor, em gelo e neve. Pela mesma Palavra, a água numa uva se transforma em vinho, que faz a alegria do coração do homem (Salmo 104:15). Portanto, quão difícil foi o milagre, para o Verbo de Deus Encarnado, Cristo Nosso Senhor, de transformar a água em vinho em Caná? Para nós, homens, desfigurados pelo pecado, isto foi um grande milagre; para nossa natureza, enfraquecida pelo pecado, foi um milagre acima de toda nossa compreensão. Mas, não é realizar milagres o trabalho comum do Criador? Quando os empregados encheram de água seis grandes vasos, o Senhor Cristo disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre da festa (João 2:8). Ele nem sequer disse "Que a água se torne vinho", ele simplesmente pensou nisso. Pois, os pensamentos de Deus possuem o mesmo poder de Suas palavras.

Por que está dito que este foi o "primeiro dos milagres", quando parece que, bem antes de transformar a água em vinho, o Senhor realizara outros milagres? Porque, irmãos, mudar a água em vinho é o milagre fundamental de Cristo, a essência de todos os Seus milagres. A natureza humana ficara diluída com as próprias lágrimas, e era necessário modificá-la em vinho. A fagulha divina fora extinguida no homem, e era necessário reacendê-la. A enfermidade é como água, a saúde como vinho; as impurezas dos espíritos malignos são como água; a pureza é como vinho; a ignorância é como água, a verdade como vinho. Então, cada vez que o Senhor restaurava o doente, purificava o impuro, ressuscitava os mortos e realizava prodígios, Ele estava basicamente transformando a água em vinho.

Senhor nosso Deus, miraculoso Transformador de água em vinho, traz Tua divina chama para nossos corações apagados. Transforma a água de nosso ser em vinho divino, para que possamos ser como Ti e para que possamos habitar contigo em Teu Reino Imortal, ao lado de Teus radiantes anjos.

A Ti, sejam a glória e o louvor para sempre. Amém.