“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Festa do Nascimento da Santíssima Mãe de Deus e Sempre Virgem Maria - 08/21 set


A Santíssima Virgem Maria nasceu de pais idosos, Joaquim e Ana. Seu pai provinha da linhagem de Davi, e sua mãe da de Aarão. Deste modo, ela tanto tinha nascimento real por parte do pai quanto sacerdotal por parte de sua mãe. Nestes nascimentos, ela prefigurou Aquele que dela nasceria como Rei e Sumo Sacerdote. Seus pais eram muito velhos e não tiveram filhos, pelo que viviam envergonhados perante o povo e humilhavam-se diante de Deus. Em sua humildade, eles oravam a Deus em lágrimas para que Ele lhes trouxesse esta alegria em sua velhice, dando-lhes um filho, tal como Ele concedera essa alegria, Isaac, ao idoso Abraão e à sua esposa Sara. O Altíssimo Deus, que tudo vê, recompensou-os com uma alegria que ultrapassou todas as expectativas e os mais belos sonhos do idoso casal. Pois Ele lhes concedeu não apenas uma menina, mas a Mãe de Deus. Ele os iluminou não apenas com uma alegria temporal, mas também com a eterna. Deus deu-lhes apenas uma filha, que tempos mais tarde lhes daria um único neto – mas que filha e que neto! Maria, cheia de graça, Bendita és entre as mulheres, Templo do Espírito Santo, Altar do Deus Vivo, Mesa do Pão Celestial, Arca da Santidade de Deus, Árvore do Dulcíssimo Fruto, Glória da Raça Humana, Louvor da Feminilidade, Fonte da Virgindade e Pureza – eis a filha entregue por Deus a Joaquim e a Ana. Ela nasceu em Nazaré e, aos três anos de idade, foi levada ao Templo de Jerusalém. Em sua jovem feminilidade, ela retornou novamente a Nazaré, onde, breve tempo depois, ouviu a Anunciação do Santo Arcanjo Gabriel sobre o nascimento do Filho de Deus, o Salvador do mundo, de seu puríssimo corpo virginal.

Hino de Louvor
Imensamente desejada e longamente esperada,
Ó Virgem, foste obtida do Salvador por lágrimas!
Templo corporal do Santíssimo Espírito, tendes-te tornado,
E hás de ser chamada Mãe do Eterno Verbo.
Ardente Sarça, chamam-te,
Pois recebeste dentro de ti o Fogo Divino:
Inflamada em chamas, mas não consumida,
Gerarás o Dourado Fruto e oferecê-Lo-á ao mundo.
Serás a Portadora d'Aquele Que porta os céus,
A Quem, todos no céu levantam louvores!
Milagre dos milagres passar-Se-á dentro de ti,
Pois trouxeste o céu, tu que és "mais vasta do que os céus!"
És-nos a mais preciosa, ó Virgem, mais do que preciosas pedras,
Pois tu és a fonte de salvação da humanidade.
Por isso, que o universo Te glorifique,
Ó Santíssima Virgem, ó Alva Pomba!
O Rei dos Céus deseja entrar no mundo,
E passará por ti, ó Belíssimo Portal!
Ó Virgem, quando te tornares mulher gerará Cristo por nós;
De teu corpo, o Sol raiará.
Tropário da Natividade, t.4
O teu Nascimento, ó Puríssima Virgem, anunciou a alegria a todo o Universo, pois de ti nasceu o Sol de Justiça, o Cristo nosso Deus que, levantando a maldição, nos abençoou e, destruindo a morte, nos deu a Vida Eterna.
Kondakion da Natividade, t.4
Com o teu Nascimento, ó Puríssima Mãe, Joaquim e Ana libertaram-se da desonra da esterilidade, Adão e Eva da corrupção e da morte. O teu povo, também liberto da escravidão do pecado e que hoje festeja o teu Nascimento, exclama: “Aquela que era estéril deu à luz a Mãe de Deus e nossa Mãe”.