“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Dormição da Toda Santa, Toda Pura Mãe de Deus e sempre Virgem Maria - 15/28 agosto

Eis o que a Igreja recebeu da antiga tradição patrística, em relação à Dormição da Toda Santa Mãe de Deus: Chegado o tempo em que era agradável a Nosso Senhor conduzir para junto de Si sua divina Mãe, Ele anuncia-lhe, através ao arcanjo Gabriel, três dias antes, de sua passagem desta vida transitória à vida eterna e bem-aventurada. Ouvindo a mensagem, a Virgem dirigiu-se ao monte das Oliveiras para orar e agradecer a Deus. Depois retorna à sua casa e prepara o necessário ao seu enterro. Entretanto, os Apóstolos, avisados pelo Espírito Santo e transportados em nuvens luminosas, reúnem-se – vindos das mais diferentes extremidades da terra, onde se encontravam, dispersos, a pregar o Evangelho – na casa da Santa Virgem. Ela lhes explica, então, a razão daquele chamado tão inesperado, os consola maternalmente e depois levanta as mãos aos céus, ora pela paz no mundo, abençoa os apóstolos e, subindo ao leito, cruza os braços e rende assim sua alma toda santa às mãos de seu Filho e seu Deus.

Os Apóstolos conduzem o seu santo Corpo e o enterram em Gethsêmani. Porém, três dias mais tarde, durante uma reunião onde, segundo o hábito, partiam o pão em nome de Jesus, a Virgem lhes aparece no Céu e lhes diz: “Salve!” Eles assim ficam sabendo que ela subira aos céus com o seu corpo.

A festa de hoje tem por origem o aniversário da dedicação de um Santuário da Virgem, situado entre Jerusalém e Belém, que comemorava, talvez, uma “estação” onde, segundo as tradições, a Virgem Maria, fatigada da viagem, teria repousado antes de chegar a Belém para dar a luz à criança.

A primeira evidência clara acerca dessa festa remonta à época do 3° Concílio Ecumênico em Éfeso (431). No entanto, essa evidência refere-se a uma festa pré-existente da Dormição de Maria. No início do V° século, por exemplo, uma antologia armênia chama o 15/28 de agosto “o dia de Maria, a mãe de Deus.” Porém, festas desse tipo tanto no Oriente quanto no Ocidente eram dedicadas à memória de Maria em geral e não à sua Dormição, em particular. Gradualmente, entretanto, essas festas começam a convergir para o dia presumível de sua morte, 15/28 de agosto, talvez como resultado indireto da construção, em Gethsêmani, de uma igreja em sua honra, que incluía seu próprio túmulo, segundo a Tradição. Ao final do século VI°, no entanto, a festa de Dormição foi estendida a todo império bizantino, pelo imperador Maurício.

Tropário da Dormição da Santa Mãe de Deus
“Conservando intacta a glória da Tua virgindade, Tu geraste e deste à luz o Verbo de Deus. Na Tua Dormição, Tu não abandonaste o mundo, ó Mãe de Deus. Tu foste transferida para a vida, sendo a Mãe da Vida e, pelas Tuas orações, Tu resgatas as nossas almas da morte”.
Boletim Interparoquial, agosto de 2007