“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

terça-feira, 27 de maio de 2008

Mosteiro Karakallou - Monte Atos

O Mosteiro Karakallou fica na encosta nordeste do Monte Atos, a 200 metros de altura. As primeiras menções sobre o mosteiro aparecem em manuscritos do século XI, entretanto, o nome de seu fundador continua desconhecido. Alguns atribuem sua fundação ao Imperador Marcus Aurelius Antonius, conhecido como Karakala, outros atribuem a fundação a um certo Nicolau da pequena cidade de Karakala. No século XIII durante a invasão dos cruzados o mosteiro foi destruído, mas posteriormente reconstruído pelos Imperadores Bizantinos Andrônico II (1282-1328) e seu neto João V Paleólogo (1341-1391). Mais tarde o mosteiro foi destruído novamente por piratas, e reconstruído desta vez por Pedro V soberano moldávio.

O Katholikon do mosteiro, construído em 1548, é dedicado aos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. O mosteiro possui ainda mais 7 pequenas capelas, assim como 14 kellia dispersas em regiões de floresta e 4 kellia em Karyes.

Entre os tesouros do mosteiro encontra-se : pedaço de madeira da cruz de Cristo, relíquias de São Inácio, de Santa Parasceva, do Apóstolo André e de Santa Bárbara.