“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Mensagem Pascal do Santo Sínodo dos Bispos da Igreja Ortodoxa Autocéfala da Polônia para os veneráveis clérigos, reverendos monges e para os fiés

“Dia da Ressurreição!
Resplandecei de alegria, povos todos.
Ó Páscoa, Páscoa do Senhor,
da morte para Vida, da terra para os Céus
Cristo Deus nos transportou,
a nós que cantamos este hino triunfal”
(Irmos da 1ª ode do Cânon Pascal)

CRISTO RESSUSCITOU!

Anualmente no espaço de dois mil anos, neste dia chamado “dia Santo”, quando o Deus Altíssimo nos permite celebrar a sua gloriosa e salvífica Ressurreição, a Santa Igreja convoca: “Vinde, bebamos uma bebida nova, não miraculosamente tirada de uma pedra, mas que brota do túmulo de Cristo, em que está a nossa força” (Ikos Pascal)

Chegou a indizível alegria geral, que de acordo com a profecia vetero-testamentária deveria se tornar alegria para todos os povos e toda a criação.

Cristo Ressuscitou! “E a Luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam. Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo”. (J 1, 5, 9).

Cristo Ressuscitou! E todos nós nos tornamos participantes da vida da Igreja – “Um Único Corpo e permanecemos na unidade e alegria com Ele – o Vencedor da morte” (Ef 4, 1-6).

Cristo Ressuscitou! – o fato milagroso único na vida do mundo e, antes de mais nada, na vida de toda a humanidade. Este fato distingue o Cristianismo de todas as outras religiões e concepções do mundo.

Cristo Ressuscitou! O que preenche de sentido a vida humana, persuadindo-a da verdade da fé. A Ressurreição de Cristo tornou-se o maior milagre de todos os milagres, verdade autêntica e autêntica prova do Deus Todo-Poderoso. “Cristo em Sua Ressurreição revelou-se como Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos” (Rm 1, 4).

Desta maneira Ele, o Salvador do mundo, nosso Jesus morreu, mas também Ressuscitou: “o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Rm 8, 34). Ele encontra-se no centro da vida da Igreja, por isso a Igreja proclama a verdade da Ressurreição não apenas no período Pascal, mas todos os domingos, que são a lembrança da Ressurreição. Esta verdade, esta alegria e esta esperança ninguém pode tirar aos ortodoxos. Ela foi dada pelo próprio Deus a cada um e, por isso, para aquele que com fé aceita a Ressurreição de Cristo ela torna-se o mais importante fato em sua vida.

Caros irmãos e irmãs! A Páscoa de Cristo une em si o passado, o presente e o futuro: “Ontem eu estava sepultado conTigo, ó Cristo, hoje ressuscito conTigo, Tu que és o Ressuscitado. Ontem, estava crucificado conTigo. Glorifica-me conTigo em Teu Reino, ó Salvador” (3ªOde do Cânon Pascal, 2º tropário).

Para entrar na comunhão com tal alegria apelam-nos “os céus em regozijo e a terra radiante de alegria”. Esta alegria abrange todo o mundo, visível e invisível, “porque Cristo nossa alegria Ressuscitou”.

Nosso Senhor vive! “A sua alma não foi deixada no Hades, nem sua carne viu a corrupção” (At 2, 31) “E se Cristo não ressuscitou logo é vã a nossa pregação, e também é vã a nossa fé” (1 Co 15, 14). Cristo vive! “Nós não vivemos apenas para a terra, mas também para o céu, para a eternidade”.

Em Sua Ressurreição o Salvador vivificou o mundo para uma nova vida, para que todas as nações nEle acreditassem (J 1, 12). São João Crisóstomo fala: “A Ressurreição de Cristo apaga o fogo da Geena, o verme morre, o abismo está estarrecido, o diabo caiu em desespero, o pecado está morto, os maus espíritos são derrotados, e aqueles que, são oriundos da terra correm para os céus, os que estão no abismo são libertados das garras do diabo e aproximando-se de Deus falam: Morte, onde está tua vitória?” (1 Co 15, 53-55). Muitas nações do mundo contemporâneo vivem com esta vitória. Ela traz para suas vidas nova força, novas ondas de graça, que iluminam seus esforços diários.

Irmãos e irmãs! Com o que fomos marcados, nós, membros de nossa Santa Igreja Ortodoxa, no ano em curso?

O ano de 2008 está marcado com a lembrança da destruição de igrejas ortodoxas setenta anos atrás. Nos anos 1938-1939 a Igreja Ortodoxa na Polônia sofreu perseguição, direcionada, se não, para a sua total aniquilação, pelo menos direcionada para um profundo enfraquecimento. Na região de Chelm e Podlasie num curto período de tempo foram destruídas em torno de 200 igrejas, muitas foram transformadas em templos de outras confissões. O patrimônio ortodoxo foi saqueado e roubado. Falou sobre isso na sessão da Assembléia Legislativa de 6 de julho de 1938 o deputado M. Wolkow. Entretanto, o Santo Sínodo de Bispos em sua carta de 8 de abril de 1938 escreveu: “Tenham coragem no Senhor, padres, irmãos e irmãs. Velai, pastores da Igreja, pois estes dias são maus. Perseverai na fé, até o fim, amados Filhos, confiantes em nossa preocupação”.

Aquele episcopado vendo a profanação de templos ortodoxos, perguntou: “Por que tudo isso? Em nome de que se desfere contra nós tal ataque e injustiças? Uma vez que na região de Lublin vivem em paz 250 mil cidadãos poloneses, cujos antepassados há séculos são ortodoxos”

Irmãos e irmãs! Nós, ortodoxos, não deveríamos mais existir, mas ainda existimos! Nossa Igreja vive! Vivemos nós, também. A Igreja é nossa alegria, é nosso Guia pelo alucinante mar da vida. A Igreja é nossa Mãe, nela está nosso fortalecimento e nossa salvação. “Fortaleça, Senhor, a santa fé ortodoxa e os cristãos ortodoxos”. Fortaleça, Senhor, a Igreja fortaleza daqueles que possuem em Ti a esperança, ela que adquiriste com o que há de mais caro: o Teu Sangue.

Caros Padres, Monges, Irmãos e Irmãs! A todos cordialmente cumprimentamos na Santa Festa, a Santa Páscoa.

Que o Senhor Ressuscitado dê a todos uma benção onipotente para as forças espirituais em direção ao Bem da Igreja.

Aos idosos e doentes que Ele dê forças e a cura; às viúvas e aos órfãos – ajuda e alívio; aos cônjuges – amor e concórdia, alegria às crianças; aos jovens e às moças – pureza e virtude, sucesso na conquista da sabedoria; às crianças um anjo da guarda, proteção e defesa.

A todos nós, que O Senhor Ressuscitado fortaleça a fé n’Ele, a esperança e o amor a Deus e ao próximo, de modo que possamos juntos com os anjos cantar: “Os anjos nos céus, ó Cristo Salvador, cantam a Tua Ressurreição, concede a nós que estamos na terra, de Te glorificar com um coração puro”.

EM VERDADE RESSUSCITOU!

Pela Misericórdia Divina, humildemente:
+ Sawa, Metropolita de Varsóvia e toda a Polônia
+ Simão, Arcebispo de Lodz e Poznan
+ Adão, Arcebispo de Peremysl e Novy Sonde
+ Jeremias, Arcebispo de Vratislávia e Estétino
+ Abel, Arcebispo de Lublin e Chelm
+ Miron, Bispo de Gajnovka
+ Tiago, Bispo de Bialystok e Gdansk
+ Gregório, Bispo de Bielski
+ Jorge, Bispo de Siemiatycz
+ Paísios, Bispo de Piotrkow

No Brasil:
+ Chrisóstomo, Arcebispo do Rio de Janeiro e Olinda-Recife
+ Ambrósio, Bispo do Recife

Páscoa de Cristo do Ano de 2008, Varsóvia.