“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

sábado, 1 de março de 2008

São Teodoro de Tiro, o Recruta - 17 fev/ 01 março

O Santo Mártir Teodoro de Tiro foi um soldado na cidade de Alasium no distrito Pontine (província a nordeste da Ásia Menor, ao longo da costa do Ponto Euxine, isto é, o Mar Negro), sob o comando de um certo Brincus. Eles ordenaram a ele que oferecesse sacrifício aos ídolos. São Teodoro firmemente e em alta voz confessou sua fé em Cristo, o Salvador. O comandante deu a ele muitos dias para que pensasse sobre isso, durante os quais São Teodoro orou intensivamente. Eles o acusaram de colocar fogo num templo pagão e atiraram-no numa prisão para que morresse de fome. O Senhor Jesus Cristo apareceu para ele lá, confortando-o e encorajando-o. Trazido novamente ao governador, São Teodoro ainda uma vez mais corajosamente e destemidamente confessou sua fé, pelo quê ele foi submetido a novas torturas e condenado à fogueira. O mártir Teodoro sem hesitação subiu à fogueira e com orações e louvações entregou sua santa alma a Deus.

Isto ocorreu cerca do ano de 306 sob o imperador Romano Gallerius (305-311). Ileso do fogo, o corpo de São Teodoro foi sepultado na cidade de Eukhaitakheia, não distante de Amasium. Suas relíquias foram posteriormente transferidas para Isar´grad, para uma igreja dedicada ao seu nome. Sua cabeça está localizada na Itália, na cidade de Gaeto.

Mais tarde, 50 anos depois da morte por martírio de São Teodoro, o imperador Juliano o Apóstata (361-363), querendo cometer um ultraje sobre os cristãos, ordenou ao comandante da cidade de Constantinopla durante a primeira semana da Grande Quaresma borrifar todas as provisões de alimentos dos mercados com sangue dos sacrifícios aos ídolos. São Teodoro, tendo aparecido em sonhos ao arcebispo Eudoxios, ordenou a ele informar a todos os cristãos que nenhum deveria comprar qualquer coisa nos mercados, mas antes comer trigo cozido com mel, chamado kolivo (kutýa ou sochivo). Em memória dessa ocorrência a Igreja Ortodoxa anualmente celebra o santo Grande Mártir Teodoro de Tiro no sábado da primeira semana da Grande Quaresma. Na véspera de Sábado, na Sexta-feira, na Divina Liturgia dos Dons Pré-Santificados é lido o molieben - kanon ao santo Grande Mártir Teodoro, compilado pelo monge João Damasceno. Depois disto, o kolivo é abençoado e distribuído aos fiéis.

A celebração do Grande Mártir Teodoro no sábado da primeira semana da Grande Quaresma foi estabelecida pelo Patriarca de Constantinopla Nektarios (381-397).