“A Ortodoxia manifesta-se, não dá prova de si”

ok

quarta-feira, 19 de março de 2008

A Liturgia dos Dons Pré-Santificados

A Liturgia dos Dons Pré-Santificados, como o próprio nome indica, é uma Liturgia onde, a comunhão dos fiéis é administrada na forma de Dons anteriormente consagrados. Desde já, a Liturgia dos Dons Pré-Santificados difere das de São João Crisóstomo e São Basílio, o Grande, por nem ofertório (protesis), nem consagração dos Santos Dons ocorrerem.

No “Suplemento” da quinta edição de “Antigas Liturgias”, publicado em São Petersburgo em 1878, afirma-se: “Incluída entre as antigas liturgias está a dos Dons Pré-Santificados, que é realizada durante o santo jejum da Grande Quaresma. Na Igreja Ortodoxa é, predominantemente, celebrada nas quartas e sextas-feiras das primeiras seis semanas, na quinta-feira da quinta semana e segundas, terças e quartas-feiras da Semana Santa. Sua origem e estrutura têm sido atribuídas ora ao Leste, ora ao Oeste, por vários estudiosos da Antigüidade eclesiástica. Vários escritores orientais atribuem sua formulação original ao Oeste, especificamente a Santo Pontífice e Doutor, Gregório I, do Diálogo, o Grande, Papa de Roma Gregório, enquanto, os ocidentais, em sua maioria, atribuem-na ao Leste, supondo a comunicação ainda existente quando as Igrejas ainda se relacionavam. Os ritos, embora se diferenciem em detalhes específicos, na estrutura geral de suas orações apresentam considerável semelhança, o que é uma clara evidência da origem comum do ofício em ambas as partes do mundo cristão e da fonte comum de todas as formas subseqüentes, o Cristianismo original. O ambiente especial da Igreja nos três primeiros séculos, que identicamente afetou o Mistério Eucarístico tanto no Leste, como no Oeste, fundou as bases do que, pouco a pouco, se tornaria a celebração conhecida como Liturgia dos Dons Pré-Santificados...”

Assim, como indicado acima, a Liturgia dos Dons Pré-Santificados tem suas origens nos tempos remotos do Cristianismo. Entretanto, supõe-se que sua última edição foi estabelecida na forma escrita por São Gregório o Grande, que viveu no sexto século (foi Papa de 590 a 604).

A Liturgia dos Dons Pré-Santificados é celebrada somente durante a Grande Quaresma. O propósito de tal instituição é permitir aos fiéis comungar nos dias de semana deste período, quando, pelo Typicon (ustav), a celebração de uma Liturgia convencional não é indicada. Quando presentes na realização do Mistério Eucarístico, os antigos cristãos ficavam tão eufóricos em Cristo Salvador que chamavam-no de “Páscoa”. Por conseguinte, era considerado que tais sentimentos eram incompatíveis com o arrependimento e a contrição dos pecados, para os quais os dias da Grande Quaresma seriam indicados. Por isso, a realização de uma Liturgia comum era descolocada. Entretanto, como os antigos cristãos consideravam impossível manterem-se sem a comunhão dos Santos Mistérios de Cristo por toda a semana, a Liturgia dos Dons Pré-Santificados foi introduzida, removendo-se toda a festividade e, por esse princípio, a parte mais solene da Liturgia, ou seja, a transformação dos Santos Dons.

A Comunhão que é dada aos fiéis durante a Liturgia dos Dons Pré-Santificados é anteriormente consagrada em uma liturgia regular, de São João Chrisóstomo ou de São Basílio, o Grande. Para isso, em adição ao cordeiro único, durante a Protesis, dois ou mais são preparados (dependendo do número de vezes em que o ofício será celebrado). Sobre estes, as mesmas orações e ações, direcionadas ao cordeiro que será utilizado no dia, serão executadas. Durante a Consagração, o padre pronuncia as palavras usuais sobre todos os Cordeiros, sem mudá-las do singular para o plural, pois Cristo é UM em TODOS. Quando o padre realiza a Elevação, ele, de igual modo, eleva juntos os cordeiros destinados à Liturgia dos Dons Pré-Santificados. Quando a comunhão do clero se aproxima, após a adição de água quente ao Santo Cálice, em sua mão esquerda (normalmente utilizando a esponja), o sacerdote, “deita” o cordeiro sem parti-lo. Então, tomando a Colher em sua mão direita adiciona a ele um pouco do Puríssimo Sangue de Cristo (no lado onde a cruz é traçada, na parte macia do “pão”). Isto é, ele toca o lado do cordeiro que foi cortado em forma de cruz. Unindo assim o Sangue com o Corpo de Cristo, que será armazenado no receptáculo destinado a tal (Ortofório), onde é mantido até o dia da celebração.

Como, pela regra da Igreja, nos dias de semana da Quaresma (ou seja, todos os dias menos Sábado e Domingo) refeições são permitidas uma vez ao dia, durante o anoitecer, a Liturgia dos Dons Pré-Santificados é realizada após a Nona Hora e Vésperas. Antes disso, uma “ordem” que consiste em Tércia, Sexta e Nona Horas e Typica é celebrada. Após estas, a Despedida é pronunciada e, em conjunção com o Ofício de Vésperas a Liturgia começa com a usual exclamação: “Bendito seja o Reino do Pai...”.

Traduzido e adaptado por Felipe Nerval da Silva e Jessyca Romero do livro “Archbishop Averky – Liturgics”.